Quer saber como fazer uma transição de carreira com sucesso? Siga estes 5 passos e reencontre sua realização profissional. Confira!
Como fazer o processo de transição de carreira e recomeçar do zero em outra área? Essa é uma dúvida inquietante para muitos profissionais que atingiram seu limite no trabalho e querem seguir um novo caminho.
De fato, não é uma jornada fácil, mas a realização profissional compensa todo o esforço.
Por isso, vamos ajudar você a decidir se é o momento certo para fazer essa mudança, bem como, entender como fazer essa transição.
Como decidir pela transição de carreira
Se você quer saber como fazer transição de carreira, é provável que já esteja insatisfeito com seu trabalho há um bom tempo.
Para começar, você precisa adotar uma visão mais ampla sobre três possibilidades:
Geralmente, quando as pessoas falam em transição de carreira, estão se referindo à mudança de área profissional — ou seja, o caminho mais desafiador.
Então, antes de tudo, você precisa decidir se é essa é realmente a resposta para reencontrar a satisfação no trabalho.
Percebe como são razões mais profundas, ligadas aos seus princípios e objetivos de longo prazo? Então, se você se identificou, é realmente o momento de buscar essa transição.
Agora que você está seguro da sua decisão, precisa saber como fazer essa transição do jeito certo. Siga o passo a passo não se perder no caminho.
O primeiro passo para fazer sua transição é mapear as oportunidades do mercado na área em que você está mirando.
Obviamente, você vai escolher essa área de atuação com base nas suas competências e propósitos, considerando os prós e contras da nova carreira.
Logo, a primeira etapa é de pesquisa intensiva e imersão: análise das vagas, busca por cursos e formações conhecidas, contato com profissionais da área, estudos sobre o mercado e suas projeções, etc.
Essa processo de mudança também exige que você esteja preparado financeiramente e psicologicamente.
Afinal, você vai precisar de uma reserva financeira para recomeçar e lidar com a baixa remuneração de um iniciante.
Além disso, voltar à condição de aprendiz não é fácil para um profissional experiente e se for o único caminho, você precisa encarar a nova realidade de mente aberta.
É claro que você precisa focar esforços na qualificação e no networking para se inserir na nova carreira.
Dependendo da mudança, uma formação como um MBA, pós-graduação ou especialização pode ser suficiente, que são ótimas oportunidades de fazer contatos profissionais.
Lembrando que a capacitação formal não é suficiente, pois você precisa mergulhar no universo da nova profissão e incorporá-la ao seu dia a dia.
Ou seja: além de voltar a estudar, é bom assinar novos feeds e seguir páginas, blogs e perfis relacionados à carreira.
Depois de ter um panorama da transição de carreira, você precisa traçar um plano de ação completo com objetivos, metas, estratégias e prazos.
Como estratégias, você pode incluir cursos e formações, participação em eventos da área, estágios e trabalhos voluntários, contatos com profissionais importantes, construção do seu currículo/portfólio, produção de conteúdo, contratação de apoio profissional, etc.
O importante é ter um prazo para cada ação e seguir o plano à risca, etapa por etapa, para se manter sempre motivado e vencer os obstáculos dessa transição.
Mesmo com o plano de transição mais completo, é na prática e experiência que você vai encontrar seu caminho na nova profissão.
Por isso, a dica mais valiosa é explorar todas as oportunidades do mercado, participando de tudo o que puder: processos seletivos, conferências, meetups, workshops, mentorias, etc.
Afinal, toda carreira tem seu próprio universo, onde você pode trocar experiências com outros profissionais e conquistar, aos poucos, seu próprio espaço.
Ou seja: mais do que sair disparando currículos aleatoriamente, você precisa se envolver nesse cenário.
Caso não se lembre de nenhum de seus dados de acesso, ligue para (27) 3315-4818