18 de Agosto - Dia do Estagiário

18 de Agosto - Dia do Estagiário

Experiência ajuda professora da educação de jovens e adultos

Toda vez que algo dá errado em uma empresa, a culpa recai sobre eles: os esforçados estagiários. A brincadeira é fácil de fazer, mas a realidade é diferente disso. De acordo com a Lei nº 11.788/2008, o estágio "é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos". Ou seja, é fundamental para a formação dos futuros profissionais.

No caso da professora de inglês Ariane Freitas França, 23 anos, o estágio determinou os rumos que quer tomar na carreira. Ao se deparar com a obrigatoriedade curricular para concluir o curso de letras, ela encontrou sua vocação na escola pública. Mais especificamente, na educação de jovens e adultos. Depois de algumas semanas observando os professores e absorvendo técnicas de ensino, foi sua vez de assumir uma turma.

O que Ariane não esperava é que, no dia de sua primeira aula, um professor de outro ano estaria de atestado médico. A missão impossível foi dada à estagiária: ela deveria assumir as duas turmas, ao mesmo tempo. "Eu me vi com essas duas turmas, de séries diferentes, quase 70 pessoas na sala de aula. Acabei dando as duas aulas ao mesmo tempo, enquanto uma turma copiava o conteúdo do quadro, eu passava a matéria para a outra. A reação dos alunos foi boa. Até hoje alguns deles me perguntam se eu não vou prestar concurso público para voltar a dar aula lá", lembra.

Concluído o estágio, Ariane buscou o primeiro emprego em escolas particulares. Mas seu sonho é prestar um certame e ser professora da rede pública. "O estágio me animou para passar em concurso e tentar ser o diferencial. Ouvi histórias de professores que conseguiram revolucionar o ensino de inglês nas escolas públicas, não era só o verbo to be, quadro de giz e livro. Minha intenção, apesar de estar apenas começando na profissão, é fazer a diferença na vida dos alunos", garante.

Data – O dia do estagiário, comemorado em 18 de agosto, foi estabelecido em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82. O documento regulamentou a lei existente sobre estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade.

Acesse a Lei nº 11.788/2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/38511-experiencia-ajuda-professora-da-educacao-de-jovens-e-adultos