Criatividade – Como aumentar o seu potencial criativo ?

Criatividade – Como aumentar o seu potencial criativo ?

A criatividade fez o homem evoluir através da história, encontrando maneiras diferenciadas de sobreviver, existir e se aprimorar. É o potencial criativo apurado que faz o homem se destacar na natureza. E não é à toa que ser criativo se tornou uma exigência do mercado, uma competência muito desejada a profissionais de qualquer segmento ou momento da carreira.
Muitos alegam que não são criativos; outros não acreditam muito no seu potencial em sê-lo. Mas é importante ressaltar que todo ser humano tem criatividade e deve encontrar formas de desenvolvê-la ao longo da vida. Infelizmente, a abordagem tradicionalista, que muitas vezes vemos nas escolas brasileiras, não prioriza o desenvolvimento da criatividade, o que deveria ser prioritário desde os primeiros anos escolares da criança.
Em muitos sentidos, é no mercado de trabalho que muitos percebem a necessidade de serem criativos e buscam formas de desenvolver esta competência, como veremos  a seguir. A boa notícia é que o ser humano tem a capacidade de aprender desde o momento em que nasce até seus últimos dias – não importa o seu momento atual, é possível ser mais criativo e usar a criatividade para atingir metas e propósitos, pessoais e profissionais.
O que é, afinal, criatividade?
A criatividade pode ser definida como uma dimensão da existência humana, que torna o homem capaz de mudar, de crescer e aprender ao longo da vida. É o processo de viver e de organizar suas experiências que faz do indivíduo um ser essencialmente criativo.
Muito se fala atualmente em liderança criativa, em motivar os colaboradores a serem criativos em amplo sentido e na necessidade de se contratar profissionais que, através da criatividade, possam alavancar a produtividade e o desempenho dos projetos e processos de uma corporação.
Mas tudo isso ainda esbarra na falta de capacitação, treinamento e boas práticas que deem condições para que o indivíduo possa adquirir estratégias para ampliar seu potencial criativo a todo momento e ao seu modo. Outro obstáculo para as empresas, equipes e, consequentemente, pessoas enfrentam é a falta de abertura e incentivo para que as pessoas possam ser criativas, ensinarem os demais a serem também ou a falta da existência de uma cultura organizacional pautada na criatividade.
A criatividade é uma competência humana que motiva o surgimento de muitas outras. Um profissional criativo em geral tem iniciativa, saber inovar e vê um propósito muito grande nisso para a empresa, consegue encontrar soluções inteligentes e nem sempre aparentes, quer fazer mais e sair do convencional – o que pode ser muito importante quando o profissional ou a empresa pretendem gerar diferenciais no mercado – leva o seu trabalho com leveza e sem a pressão angustiante que as rotinas não criativas possuem, entre outras vantagens. Além disso, o profissional criativo sabe se comunicar melhor e de formas diferentes – outra grande competência exigida aos profissionais do mercado atualmente.
Contudo, a criatividade não é só uma necessidade profissional: é preciso ser criativo integralmente, utilizando a criatividade ainda na resolução de diferentes demandas da vida pessoal. Um exemplo disso são os relacionamentos pessoais: uma vez que a pessoa é criativa e constantemente tenta desenvolver a criatividade, consegue se relacionar de modo muito mais satisfatório e enriquecedor e aprende a tomar decisões mais assertivas para si, por exemplo.
Criatividade e empreendedorismo
Entre os empreendedores, a criatividade também é uma característica muito importante. Na verdade, é uma das premissas do empreendedorismo. Dificilmente uma pessoa terá resultados em seus negócios e empreendimentos se não for criativa: ter a capacidade de inovar, de fazer diferente, de encontrar saídas para as suas contingências e desafios, criar produtos, serviços e processos mais enriquecidos, saber a hora de correr riscos calculados e com desenvoltura são apenas alguns aspectos do empreendedor, e todas envolvem um alto grau de criatividade.
Dicas de como ser mais criativo
Veja algumas dicas interessantes de como potencializar a sua criatividade para ter os melhores resultados em qualquer coisa que se propor a fazer:
- Saia da sua zona de conforto: Uma pessoa criativa não se contenta em ser aparente ou em imitar os outros. Também é preciso fazer diferente e descobrir novos territórios para ser criativo. Comece fazendo coisas diferentes e de formas diferentes em sua vida pessoal e profissional, buscando novos caminhos e novas respostas. Mas aproveite e divirta-se nesta caminhada!
- Instigue a curiosidade a todo momento: Busque diferentes fontes de respostas e referências, não se canse de pesquisar e testar novos conhecimentos e tenha sempre em foco o sentido das coisas, ou seja, se cada ação faz sentido para você.
- Busque referências de qualidade: Sempre tenha uma lista seleta de pessoas e coisas que lhe inspiram e que sirva de referência para o seu trabalho e para a sua vida. Invista em entretenimento de qualidade, leia livros cativantes, assista a filmes que mexam com você. Se a rotina está acelerada demais e pouco criativa, pare e ouça uma música que faz bem a você. Contemple paisagens bonitas e busque a beleza escondida nas coisas do seu cotidiano. Tenha conversas frequentes com quem você admira. Tudo isso pode ser referência para que você seja mais criativo.
- Observe as crianças: As crianças são essencialmente criativas. Se você parar para observá-las – a forma como brincam, como encontram respostas e sentidos, como resolvem problemas, etc. – verá que há muito o que aprender com elas e resgatar dentro de si.
- Não perca a oportunidade de brincar: Divirta-se muito em qualquer coisa que for realizar. Tire momentos para brincar, sem se preocupar muito com outros compromissos e coisas que têm a fazer. Dê-se momentos para explorar a sua criatividade livremente em outros contextos.
- Busque ser criativo em todos os sentidos: Em qualquer coisa que for realizar, busque fazê-lo com criatividade. E se você for daquelas pessoas que se dizem não serem criativas, pergunte-se: e se fosse para fazer isso “criativamente”, como eu faria?
- Crie um plano de ação: Uma forma de ser mais criativo é tirar aquelas suas ideias formidáveis do papel e colocá-las em prática. Faça uma lista de ótimas ideias – até as mais malucas. Tenha sempre um caderninho ou aplicativo que permita você anotar insights e ideias ao longo do dia (leve-o consigo, pois nunca se sabe quando uma boa ideia irá surgir). De tempos em tempos, crie um plano de ação e veja como colocar estas ideias em prática. Não as abandone no esquecimento.
- Seja um questionador: Todo curioso é um questionador. Quando tudo parece ser mais do mesmo e quando perceber que as suas ações estão muito automáticas, questione-se sobre como fazer diferente. A decisão de mudar sempre será sua.
-  Leia muito, escreva muito: Ler é essencialmente um ato criativo, pois cria novas sinapses no cérebro, é inspirador e desvenda novos mundos, pois faz com que a pessoa tenha que usar a sua imaginação. E como quem lê muito escreve bem, nada melhor do que começar a ter o hábito de escrever – seja lá o que for. Não é preciso escrever para as outras pessoas ou querer ganhar um prêmio com isso. Escreva o que achar legal e faça-o sem pressão.
- Siga seus instintos: A criatividade fala diretamente com os instintos. Siga os seus instintos, mesmo que ninguém mais acredite em suas ideias. Ouça a sua intuição em tudo o que for fazer e respeite o que ela lhe diz.
 - A vida não é só ferro e fogo: Vá se divertir! Muitos profissionais, com o tempo, não se sentem mais à vontade ao se divertirem, nem nos seus horários de descanso. Saiba separar as coisas. E quando a sua rotina estiver muito tensa e obstruída em termos de criatividade, dê um tempo para relaxar e reavaliar.
Tudo é válido: Lembre-se que o mercado é movido por grandes ideias, por mais absurdas que seja. Então, mesmo que as suas ideias pareçam ridículas agora, saiba que elas são válidas.  Permita-se criar, você pode, você consegue!

Fonte: http://www.fragatha.com.br/site/criatividade-como-aumentar-o-seu-potencial-criativo/