A importância do poder de decisão na vida pessoal e profissional

A importância do poder de decisão na vida pessoal e profissional

 

Os desafios, as oportunidades e as tomadas de decisão são fatos constantes do dia a dia de muitos seres humanos. Basta observar o seu cotidiano. Podem ser questionamentos mais simples como “ir ou não na academia”, “dormir mais cedo e acordar mais disposto ou ficar acordado até tarde”, “comer ou não sobremesa” e assim vai. E, obviamente, algumas decisões são mais complexas, tais como “comprar uma casa ou não”, “ter filhos ou não”, “trocar de emprego ou ficar na zona de conforto”, “abrir um empreendimento ou não”, entre outros. 

O poder de decisão é muito essencial para manter a saúde física e mental, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Em situações mais complexas, tomar um veredito exige tempo, discernimento e análise. Além disso, em alguns casos as consequências podem ser altamente prejudiciais. Mesmo assim, uma coisa é certa: é preciso ter uma determinação! Quando alguém deixa de decidir entrega a vida ao acaso. 

Claro que existem momentos que ocorrem por conta de fatores externos, tais como a morte de um ente querido, uma demissão inesperada e a mudança de cidade de um amigo. Mesmo em condições como essas, cada ser humano é responsável pelo próximo passo e este só acontece quando se exerce o poder de decisão. 

Nesse processo você vai se deparar com momentos de dor, frustração, impaciência e insegurança necessários para qualquer trajetória de vida. No final de tudo será melhor ter passado por momentos turbulentos e vencido do que ficar apenas no “e se”.  

Por que não fazer determinações? 

Apesar da necessidade de se tomar uma decisão, muitas pessoas escolhem o caminho oposto. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como: 

  • Falta de atenção para determinada situação; 

  • Preocupação com o impacto que a decisão pode causar; 

  • Medo de se arrepender; 

  • Influência de amigos, familiares e colegas de trabalho; 

  • Questões culturais como fatores limitantes; 

  • Foco apenas nas consequências negativas e no fato de ter que lidar com as emoções negativas que podem surgir decorrentes da ação; 

  • Rotina agitada; 

  • Prioridade ao prazer imediato. 

Causas como essas podem ser determinantes para que um indivíduo não tome uma decisão em diversos cenários. Apesar de parecer frustrante, muitas pessoas preferem viver na zona de conforto.  

Por que usar o poder de decisão? 

A verdade é que, quando temos poder de decisão, abrimos um leque de novas experiências, sensações, ideias e sentimentos, tudo depende de nós mesmos. Uma pessoa possui poder de decisão quando: 

  • Praticar o autoconhecimento e, por isso, entende o que faz ou não sentido fazer; 

  • Visualiza o processo como um todo; 

  • Não precipita nenhuma das etapas para se decidir; 

  • Não se deixa levar pela emoção, seja ela negativa ou positiva; 

  • Busca informações para se embasar; 

  • Não tem medo de tomar uma decisão errada, pois todos estão sujeitos a isso; 

  • Consegue tirar reflexões poderosas durante o processo de julgamento; 

  • Possui inteligência emocional para lidar com as possíveis adversidades do decreto; 

  • Consegue formular meta e objetivos alcançáveis; 

  • Não responsabiliza outras pessoas e age por si só. 

Quando uma pessoa pratica o seu poder de decisão, ela aumenta a sua visão sistêmica, segurança e autoconfiança, além de se tornar mais flexível e criativa perante as circunstâncias, aumentando assim, sua qualidade de vida. 

6 dicas para potencializar o seu julgamento 

Conheça algumas dicas que irão lhe ajudar a potencializar o poder de decisão: 

  1. Estipule o que você quer: o primeiro passo é que você tenha clareza do que você quer. Nós só chegamos em algum lugar quando sabemos para onde ir. 

  1. Entenda o contexto: tomar uma decisão exige análise, nesse sentido, examine o contexto da sua situação, as circunstâncias, as opções que você possui, estabeleça metas e pense a respeito das consequências, negativas ou positivas que talvez você tenha que lidar por tomar certa decisão. 

  1. Avalie suas opções: independentemente do que você deseja ou precisa fazer irá se deparar com mais de uma opção. É importante que você tenha ciência de todas as suas opções, para assim, não tomar nenhuma decisão precipitada e se arrepender depois. 

  1. Saiba as consequências: qualquer opção que você escolher para tomar a sua decisão, resultará em uma consequência, positiva ou não. Nesse sentido, você não só precisa ter em mente cada uma delas, como também, a partir do momento que você escolhe uma opção, aceitar suas consequências. 

  1. Liste os prós e contras das opções: toda decisão tomada tem seus prós e contras, por isso, liste-os. Desse modo é mais fácil enxergar o contexto. 

  1. Respeite o tempo: é imprescindível que você respeite o tempo de cada etapa e o seu próprio tempo. Não faça nada de forma precipitada, reflita sobre aquilo que você deseja, os sentimentos com os quais você pode se deparar durante o processo e tudo o que pode acontecer depois da decisão tomada. 

E você? Se chegou até aqui, com certeza é porque já exerceu o poder da sua decisão hoje! Parabéns e continue, pois é muito importante que você tenha em mente que não adianta não colocar o seu poder de decisão em prática para evitar a dor. Quando você menos esperar, em algum ponto da sua trajetória você se verá de frente para as decisões que não tomou e se perguntará: “E se eu tivesse tomado uma decisão?”. Mas aí será tarde demais. Por isso, não sinta medo de ter poder de decisão, não se prive de viver experiências (até mesmo as ruins) não perca oportunidades, não fuja e não se deixe influenciar. Confie em você, realize seus sonhos e vá viver a vida plena e feliz que você merece!  

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/importancia-do-poder-de-decisao-na-vida-pessoal-e-profissional/