Lições de empreendedorismo: Veja o que os empreendedores aprenderam com os seus pais sobre empreendedorismo

Lições de empreendedorismo: Veja o que os empreendedores aprenderam com os seus pais sobre empreendedorismo

As lições de empreendedorismo de pais para filhos

Veja o que os empreendedores aprenderam com os seus pais sobre empreendedorismo

1. Exemplos de vida

 Muitos empreendedores se inspiram em empresários e executivos de sucesso. Para outros, a figura paterna é a principal fonte de lições e valores. O pai dá conselhos, encoraja e ajuda nas decisões mais importantes. Neste Dia dos Pais, confira 8 lições de empreendedorismo que os empreendedores aprenderam com os seus pais. 

2. Seja independente e tenha paciência

Luciano Kalil, 35 anos, cofundador e CEO do SitePX, plataforma que cria sites, afirma que aprendeu tudo com os seus dois pais, Ricardo Kalil, 65 anos, e Claudio Dutra, 64 anos. “Nesse novo mundo, de estruturas familiares tão diferentes, tive o privilégio de ter dois pais. Um biológico e outro de criação. O primeiro me ensin ou desde muito pequeno a ser independente, antes mesmo dos 10 anos me ensinou as leis do capital: a comprar, vender e lucrar e que nessa vida a gente escolhe se quer guiar ou ser guiado. O segundo me ensinou a ter paciência e administrar a ansiedade, que não se colhe bons frutos se não se tem a calma de esperar sua planta crescer”, conta.

3. Deixe um legado

“Com uma vida em família que, muitas vezes, acaba se confundindo com o dia-a-dia das empresas, posso dizer sem sombra de dúvidas que minha maior fonte de conhecimento e motivação foi ele. Uma das mais importantes lições é que devemos sempre buscar melhorar de alguma forma a vida das pessoas ou mesmo das empresas. Devemos utilizar as ferramentas ou tecnologias disponíveis para mudar a forma como são feitas as coisas, deixar um legado, para quem sabe, tornar o mundo um lugar melhor”, explica David, 26 anos, sócio da startup Vejo ao Vivo, sobre a principal lição de empreendedorismo que aprendeu com o pai, Miguel Abuhab, 69 anos. 

4. Siga os seus sonhos

“A principal coisa que aprendi com meu pai foi sempre seguir meus ideais, sonhos e instintos. E nunca deixar ninguém me dizer o que eu poderia ou não fazer, se daria certo ou não. Coisa que sempre me nortearam como empreendedor”, conta o alemão Jan Riehle, 34 anos, CEO da Itaro.com.br, sobre as coisas que aprendeu com o seu pai, Eckart Riehle, 69 anos. 

5. Não tenha medo de errar

Para Rafael Siqueira (foto divulgação), 36 anos, CTO do Apontador, a principal lição que aprendeu com seu pai, Pelagio Lopes de Siqueira Sobrinho, 61 anos, foi não ter medo de errar. “Larguei o último ano do curso de Engenharia Mecatrônica para iniciar um projeto de internet com o sonho de fazer algo grande que impactasse a vida de milhões de pessoas. Porém, era um momento nada favorável, no meio do estouro da bolha da internet, quando sumiu o dinheiro de investidores e colocava em dúvida se as empresas de internet tinham todo esse potencial. Apesar de tudo isso, conversando com meus pais tomei a decisão de arriscar e me dedicar 100% ao projeto”, conta. 

6. Levante e tente de novo

David Pares, 27 anos, CEO do AvalDoc, conta que seu pai, David Pares, 57 anos, sempre foi médico e empreendedor. “Acho que a lição que mais me marcou dele é uma frase que ele gosta de repetir: ‘Cair todo mundo cai, o que diferencia alguém de sucesso é o quão rápido sacode a poeira e levanta.’ Acredito que isso é muito importante para um empreendedor. A nossa vida é cheia de percalços, você tenta algumas coisas e acaba errando um monte delas, mas o importante é levantar e tentar de novo até dar certo”, afirma. 

7. Vá atrás das coisas que acredita

Sylvio de Barros, 46 anos, CEO do iCarros, conta que a principal lição que aprendeu com seu pai, Sylvio Alves de Barros Netto, 71 anos, foi ir atrás das coisas que acreditava e não esperar nada cair do céu. Acredito que o que importa mesmo para empreender ou correr riscos é assumir a responsabilidade e antecipar a maioria dos eventos de nossa trajetória", explica. 

8. Não seja um conformista

Para Marcio Waldman, 48 anos, diretor presidente do PetLove, conta que o tempo que passou trabalhando com o seu pai, Gerson Waldman, 77 anos, o motivou a sempre querer mais e criar coisas diferentes para o seu negócio. “Meu pai me ensinou a nunca ser um conformista e jamais investir nas ‘ideias de sempre’. Ele trabalhou por muitos anos no comércio, e teve que usar da criatividade para criar coisas diferentes, e assim conseguir sustentar a família", recorda. 

9. Sonhe grande

“Aprendi a sonhar grande e a não ter medo de arriscar. Acredito que não seja possível empreender sem sonhar, e tem que ter coragem para largar tudo e arriscar a fazer algo novo dar certo”, afirma Leonardo Simão, 36 anos, CEO e fundador da Bebê Store, sobre a principal lição de empreendedorismo que aprendeu com o pai, John Simão, 60 anos. 

10. Agora, veja mais sobre empreendedorismo

 

 

Fonte:https://exame.com/pme/as-licoes-de-empreendedorismo-de-pais-para-filhos/