Maternidade e Home - Office: os desafios e alegrias dessa dinâmica.

Maternidade e Home - Office: os desafios e alegrias dessa dinâmica.

Era uma vez uma cidade que, por causa de um vírus muito malvado, teve que ser fechada para proteger seus moradores. O faz de conta é uma das ferramentas que muitas mães usam para ensinar boas maneiras e explicar assuntos difíceis para seus filhos.

Mas, e quando elas mesmas não possuem as respostas para o problema, convivem com os mesmos medos e os efeitos causados pelo vilão da história? Elas se vestem ora como princesas, ora como guerreiras, e lutam. Mostram força, organização e esperança.

A pandemia da Covid-19 é um desses vilões difíceis de lidar e compreender. Já nos afastou de pessoas queridas, mudou nossos hábitos, fechou temporariamente as escolas, abalou a economia e colocou milhares de profissionais em uma nova rotina de trabalho, o remoto.

E como trazer leveza e serenidade nesse caso? Qual a armadura necessária para lidar com rotinas escolares, comércio fechado, programação de uma alimentação saudável para a família, reuniões em videoconferências com os clientes enquanto as crianças brigam pelo controle da televisão?

Na maioria das vezes, as mães têm todas essas respostas, ainda que nem mesmo elas admitam. Mas, ainda assim, trouxemos para este post tudo que elas precisam, ou seja,  algumas dicas e uma boa dose de empatia e reconhecimento.

Desafios de conciliar o trabalho remoto e a maternidade

Cuidar dos filhos é uma responsabilidade compartilhada, mas pais e mães vivem essa experiência de forma diferente, principalmente quando esses cuidados se misturam com o ambiente de trabalho.

Dividir o mesmo espaço físico

Com a necessidade de isolamento, o trabalho e a escola começaram a dividir o mesmo espaço, muitas vezes, o mesmo computador, impressora e outros equipamentos audiovisuais.

Assim como os compromissos da empresa têm horários marcados, para crianças em idade escolar, as aulas online também é uma obrigação que precisa ser realizada devidamente.

Diferentemente dos adultos, porém, as crianças não conseguem manter uma atenção regular no que está sendo tratado em videoaulas e, muitas vezes, se dispersam.

Assumir o papel de professoras

Também não é incomum que as crianças tenham dificuldade para lidar com as ferramentas digitais adotadas pela escola ou não consigam realizar as atividades propostas e, como conseqüência, precisam de uma supervisão direta.

Esse é um grande desafio para as mães, afinal, além de terem que dividir os recursos e seu tempo muito ficam receosas se possuem as didáticas necessárias para ajudar seus filhos com os estudos e o quanto isso poderá impactar na sua educação no futuro.

Criar uma rotina familiar

O trabalho remoto, para a maioria dos profissionais, deve ser cumprido de acordo com a carga horária de trabalho. Mas, como ficam as crianças nesse período se agora elas estão dentro de casa?

No dia a dia comum, elas estariam em período integral nas escolas, em aulas extracurriculares ou sob a supervisão de outro adulto, como babás ou até mesmo os avós.

Porém, muitos pais tiveram que mudar a rotina de casa e, sem o apoio de familiares, amigos e outros tipos de ajuda, eles precisam criar rotinas para conciliar o trabalho e atividades para as crianças, que ficam cheias de energia e agitadas por estarem ociosas.

Não poder contar com a rede de apoio

Quando nasce um bebê, nasce também uma mãe, pai, avós, tios, madrinhas e uma infinidade de apoiadores que amam e servem como um suporte para a família nas mais diversas situações.

Não é incomum que a madrinha seja acionada para levar o sobrinho ao dentista ou as crianças passem o final de semana na casa dos avós para que os pais possam viajar a trabalho ou sair para se divertirem. Porém,  essa rede de apoio está temporariamente indisponível.

Garantir a segurança da família

O trabalho remoto diminui a necessidade dos pais de saírem de casa, mas não elimina por completo. Ainda é preciso sair para fazer compras, resolver questões burocráticas e, algumas vezes, dar apoio a outras pessoas queridas.

Sair de casa, que era uma ação tão simples, passou a ser um ponto de atenção para os pais. Com quem deixar as crianças? Só a máscara é o suficiente ou também é aconselhável colocar luvas para ir ao supermercado?

Manter uma boa produtividade

Muitas mulheres na área de marketing já trabalhavam de forma remota, o que funcionava satisfatoriamente já que todo o restante de suas vidas estava em pleno funcionamento.

Porém, com a imposição do isolamento social, as novas rotinas de trabalho, emoções e receios causados pela insegurança, a performance de muitas profissionais foi afetada.

Assim, além do aumento das tarefas com as obrigações domésticas, manter os suprimentos em dia, gerenciar as atividades escolares e do trabalho, muitas mães também podem ter a produtividade afetada pela preocupação com a saúde de seus entes queridos, amigos e, claro, com as contas a pagar.

Não ter uma explicação para o inexplicável

A medida com que o isolamento avança, as crianças começam questionar o que está acontecendo, o motivo de não poder sair de casa para brincar com os amigos e familiares. Algumas delas não conseguem entender essa situação, sofrem e até fazem pirraça.

Para as mães, que sempre são portadoras das lições e do famoso colo que alivia todas as dores, é difícil lidar com as emoções dos filhos sem uma explicação ou solução.

Isso acontece porque elas também estão emocionalmente envolvidas por todas as suas inseguranças com a economia, trabalho e saúde das pessoas queridas, mas também porque não gostam de ver seus filhos tristes.

Mas, se existem grandes desafios nessa história, sabemos que as mães sempre estão determinadas a superarem as adversidades.

 

Fonte: https://respostas.sebrae.com.br/maternidade-e-home-office-os-desafios-e-alegrias-dessa-dinamica/