Qual o perfil profissional mais buscado pelas empresas?

Qual o perfil profissional mais buscado pelas empresas?

Os gestores de recursos humanos são unânimes ao afirmar que o perfil profissional descrito no currículo deve condizer com a postura e atitude do candidato na hora da entrevista para uma oportunidade de emprego.

Então, não adianta fazer um currículo dos sonhos, pois não é o que está escrito que pesa mais na hora de encontrar uma oportunidade profissional, e sim as habilidades que o candidato demonstra ter adquirido com suas experiências anteriores e sua postura.

Se você está em busca de uma oportunidade de emprego, saiba aqui qual é o perfil profissional que as empresas estão procurando e como demonstrá-lo sem erros durante os minutos decisivos da sua entrevista de emprego!

Como identificar o meu perfil profissional?

Seu perfil profissional está diretamente relacionado com seu posicionamento dentro de uma empresa, independentemente do seu tamanho. Se você fez um estágio em uma empresa de pequeno porte ou em uma multinacional, a forma como você se relacionou com as pessoas e com as tarefas constitui sua personalidade profissional.

Existem aqueles que executam as ordens com perfeição e outros que questionam ou sugerem mudanças. Em outros casos, existem aqueles profissionais que preferem um ambiente controlado e outros que preferem a liberdade de criação.

Para cada emprego, um perfil será mais apropriado que o outro, então todas as suas habilidades podem ser valorizadas. Analise a forma como você se posiciona, relembre suas experiências e realce as conquistas que você teve a partir delas em seu currículo.

E se eu ainda não tiver nenhuma experiência profissional?

Não se desespere! Sua carreira acadêmica também diz muito sobre o seu perfil profissional. Você pode incluir informações sobre trabalhos extracurriculares, se participou de projetos da universidade, empresa júnior, jornal do grêmio e até mesmo experiências com intercâmbios.

Como descrever meu perfil profissional no currículo?

Ainda que você não tenha muitas experiências profissionais, descrever seu perfil profissional no currículo é indispensável, pois influencia diretamente na primeira seleção dos candidatos.

Não caia nas armadilhas dos clichês profissionais como “Gosto de trabalhar em equipe e sou comunicativa” ou “Sou perfeccionista e adoro desafios”. Eles dão a impressão de pouco cuidado ao elaborar o currículo ou ainda que você quis apenas encher a página com informações vazias.

O perfil profissional ideal é descrito em terceira pessoa e descreve suas habilidades e competências transformadas em situações práticas, como “Excelente capacidade de focar no atendimento ao cliente para obter informações estratégicas para o reposicionamento comercial” ou “Liderança comprovada em equipes de alta performance”.

Qual é o perfil profissional que está em alta no mercado?

Estamos de acordo que todos os profissionais têm suas potencialidades, certo? Mas algumas habilidades podem ser adquiridas para intensificar o seu perfil profissional e estão em alta nas empresas que estão contratando. Algumas delas são:

  • Ser um profissional adaptável: aquele que consegue participar de projetos multissetoriais, que encara mudanças de setor positivamente ou se adapta bem a novas tecnologias que a empresa escolha.
  • Ter liderança situacional: um profissional que seja consciente de suas habilidades e se ofereça para liderar quando souber que é o mais capacitado e também tenha humildade para saber aceitar a liderança de outros quando a situação for inversa.
  • Ter espírito empreendedor: o empreendedor interno é aquele que propõe inovações para os processos ou sugere novos projetos e se compromete com o sucesso da empresa como se ela fosse dele.
  • Ser pró-ativo e ter visão: um profissional que se antecipe para ajudar ou faça além das suas obrigações.
  • Ser um eterno aprendiz: Profissional que demonstra interesse contínuo de aprimorar seus conhecimentos através das experiências e também de cursos de aperfeiçoamento.

Se seu perfil profissional já se encaixa nessas características, apenas a entrevista de emprego te separa dos seus objetivos profissionais. Por isso, se prepare para a entrevista!