Dicas de boas práticas para gerencia o trabalho em Home - Office, carreira, casa e maternidade.

Dicas de boas práticas para gerencia o trabalho em Home - Office, carreira, casa e maternidade.

Os desafios são facilmente mapeados mas, para cada um deles, existe uma boa prática ou receita de mãe infalível, até porque, as mulheres no mercado de trabalho sabem ser resilientes.
E, por mais que não seja simples lidar com essas situações e manter o equilíbrio emocional, o isolamento social já ensinou que muitas vezes a solução pode ser tão simples como, ficar em casa.
Crie um espaço para seu trabalho remoto
Uma das formas para conseguir concentrar-se no trabalho é ter um espaço reservado para criar um home office.
O ideal é que ele seja em um ambiente que possa ser isolado do restante da casa, como um quarto que pode ser fechado durante uma live com o gestor de um projeto. Também é importante explicar aos filhos os limites e regras para o acesso àquele espaço.
Para aquelas mulheres que precisam mentalizar o momento do trabalho, abandonar o pijama e vestir-se como se fosse ao escritório pode ser uma boa ajuda para aumentar ainda mais a produtividade.
 
Organize a rotina da família
Os filhos, especialmente os menores, não podem ficar o dia todo assistindo televisão e videogames, é preciso criar uma rotina de tarefas que os manterão ocupados, ativos e em desenvolvimento educacional.
Além das atividades escolares, existem algumas instituições, artistas e profissionais que estão criando lives no Instagram para contação de história, reprodução de peças teatrais e músicas infantis.
Também é possível imprimir atividades educativas que podem entreter as crianças, assim como propor exercícios físicos como yoga ou mesmo uma caminhada no passeio no final da rua para mantê-los ativos.
O lado bom de criar uma rotina é que as crianças se ocupam e demandam menos atenção de suas mães, não é mesmo?
 
Invista em novos aprendizados
Inclua em sua rotina novos aprendizados, tanto aqueles que podem ser aproveitados na sua carreira, como também assuntos de interesse pessoal.
É importante entender que o momento seguinte da pandemia de coronavírus no mercado de trabalho será de valorizar aqueles profissionais diferenciados, capazes de serem agentes de mudanças e impulsionadores do negócio. Ou seja, é fundamental se preparar para ser esse tipo de profissional ou atender qualquer outra nova demanda.
 
Seja criativa para matar a saudade
Seus filhos e você vão sentir saudades dos amigos e outros familiares. Na verdade, eles também vão sentir falta de vocês e a solidão pode ser um agravante.
Por isso, sempre que possível, faça contatos por videoconferências, crie jogos e atividades que possam ser compartilhadas nas redes sociais e grupos de Whatsapp. Isso vai encurtar a distância e manter as pessoas mais firmes no propósito do isolamento.
Use serviços que otimizem seu dia
Se você não pode contar com sua rede de apoio e tem dificuldades para sair de casa sem seus filhos, como é o caso de muitas mães de crianças pequenas, é possível escolher algumas soluções logísticas.
Uma delas são os serviços delivery. Supermercados, hortifrúti e outros serviços de alimentação estão criando ofertas e pacotes de entrega que podem ajudar na gestão das suas compras.
Planejar as listas do supermercado também pode diminuir a quantidade de saídas de casa que você precisa fazer.
Mas, atenção, ainda que seja tentador e mais fácil escolher alimentos congelados e fast-food, é preciso manter os cuidados com a qualidade da alimentação da família, afinal de contas, essa é uma forma de prevenir doenças e idas aos hospitais.
 
Desacelere
Essas medidas vão permitir que as mães tenham um pouco mais de controle da situação, delimitando o tempo de dedicação para cada campo da sua vida, ou seja, familiar e profissional.
Depois disso, a melhor dica é desacelerar e não se cobrar demais. O momento já é estressante demais e exige que as pessoas, especialmente aquelas que são o alicerce para seus filhos, estejam em equilíbrio emocional.
Essa, sem dúvidas, é uma das lições que podem ser aprendidas durante esse momento. E, se tem uma coisa que as mães sabem, é que toda experiência é capaz de nos oferecer milhares de lições e o isolamento social misturado com trabalho remoto não seria diferente.
 
Lições que podem ser aprendidas
É claro que cada pessoa e família vai ter experiências diferentes e, portanto, lições distintas. Mas, sem dúvidas, a pandemia da Covid-19 já está proporcionando algumas reflexões.
Não podemos controlar tudo e está tudo bem
Não se deve sofrer por aquilo que não é possível controlar e, a necessidade do isolamento e as medidas que foram adotadas por muitas empresas para reduzir os impactos econômicos, fogem do poder de decisão das pessoas comuns.
Por isso, não sofra por questões que você não pode mudar. Foque em situações que estão no seu controle, como reduzir os gastos domésticos e evitar que sua família tenha que sair de casa.
 
É preciso seguir em frente
O trabalho remoto, ajustes salariais e a redução da equipe de trabalho mudam a forma de atuar no negócio e geram insegurança, mas é preciso seguir em frente, com esperança e determinação de que seu esforço agora vai ajudar para que os resultados voltem a crescer.
Por isso, continue investindo na sua carreira e nos seus planos de vida, mesmo que eles precisem de passar por alguns ajustes. Manter o foco nos seus objetivos e demonstrar força para seguir em frente é uma importante lição que as mães podem dar aos seus filhos nesse momento.
 
Valorize e ajude outras mães
Para ajudar outras mães, não é preciso estar fisicamente junto delas. Aproveite esse momento e suas necessidades de consumo para valorizar o trabalho de outras mulheres.
Compre máscaras de empresas locais, peça delivery de cozinheiras da sua região — elas podem ser a principal fonte de renda de suas famílias.
Se você trabalha em equipe remotamente, como acontece em algumas agências de publicidade, dê apoio a outras colegas e mostre empatia com os desafios que cada uma delas esteja enfrentando com sua maternidade em tempos de videoconferências.
 
Cada minuto é importante para ser feliz
Esse momento também nos faz refletir sobre como o tempo em família estava sendo aproveitado. Sem a oferta de distrações, shoppings, cinemas e outras facilidades do nosso cotidiano, as famílias estão aprendendo novas formas de aproveitarem suas próprias companhias.
É claro que existem dias mais fáceis e outros mais difíceis, por isso, evite acompanhar o tempo todo noticiário e as estatísticas da pandemia do novo coronavírus, pois elas causam ainda mais sofrimento e apreensão.
Em vez disso, escolha um momento específico por dia, e separe o restante para fazer seus minutos de descanso mais felizes.
 
 
Fonte: https://respostas.sebrae.com.br/maternidade-e-home-office-os-desafios-e-alegrias-dessa-dinamica/