Home office e tendências de trabalho no novo cenário

Home office e tendências de trabalho no novo cenário

O home office tem se mostrado uma boa opção para as empresas e tornou-se uma tendência de trabalho, sendo provável que seja um modelo adotado de forma mais abrangente daqui para frente.
Com isso, algumas adaptações ocorrerão em processos, nos meios de comunicação, nas relações, nas ferramentas de trabalho e até nas tomadas de decisão, que cada vez mais serão voltadas para análise de dados – que precisarão possibilitar uma rastreabilidade fiel.
Diante disto, os profissionais serão demandados por boa habilidade de construção de relacionamentos saudáveis, mesmo à distância. Isso permeia o trabalho em rede, a cocriação e a habilidade de comunicação, sendo essa mais assertiva, organizada e baseada em evidências..
As empresas, neste cenário, deverão se apoiar em ferramentas ágeis, flexíveis e seguras de gestão, definir com extrema clareza quais são e como serão monitorados os objetivos traçados e seus resultados e proporcionar meios que permitam interação e socialização entre os funcionários.
Como a socialização será realizada de modo diferente, novas formas e dinâmicas de equipes serão testadas e adequadas à cada realidade, assim como ferramentas de comunicação, que já estão se mostrando cada vez mais adaptáveis e efetivas. Um dos principais pontos de atenção é para que os trabalhos individualizados não sobreponham ao do grupo.
O experimentado hoje é o modelo de home office atrelado a uma pandemia, podemos dizer, uma introdução “forçada” para muitos, que configura-se, de certa forma, diferente ao home office tradicional, que as pessoas tem a possibilidade de relacionamentos e contatos sociais, além da mobilidade e variação de ambientes.  Mas, a experiência tem apontado bons resultados e quebra de paradigmas, mesmo para as empresas mais tradicionais e, antes reativas a essa prática.


* Ana Carolina Carlevaro -  Sócia Diretora da Behavior Consultoria e Consultora em Liderança do Grupo Superlógica
Fonte:https://blog.superlogica.com/coluna/home-office-e-tendencias-de-trabalho/?utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=[marca]%20trafego%20blog&fbclid=IwAR3QaWKP9NeEGK50MRWpWb2ipcCbXwL_NOzEyw-GZPzvyyaPJ1ueWDJdGf0