O segredo do sucesso: existe uma fórmula para o sucesso?

O segredo do sucesso: existe uma fórmula para o sucesso?

Será que todos nascem com a mesma chance de brilhar? E a fórmula do sucesso, será que existe?
Estudos recentes responderam sim às duas perguntas anteriores.
A fórmula para o sucesso é: motivação + treino + disciplina + sorte.
O objetivo deste blog é apresentar o segredo do sucesso, através dos quatro fatores que compreendem a fórmula do sucesso.
Motivação
A motivação para alcançar um objetivo está diretamente relacionada com a quantidade de tempo e esforço que despendemos. E engana-se quem pensa que o dinheiro é a solução para todos os problemas. Nem sempre ele funciona como um bom motivador.
Em muitos casos, acreditar que você está fazendo algo relevante é mais eficiente para motivação do que um salário mais rechonchudo.
Certamente todos nós, em algum momento da vida, já trabalhamos desmotivados, independente de ser empregado ou dono do próprio negócio. E não é difícil lembrar qual era o resultado…
Encontrar a motivação para desempenhar as atividades ou, melhor ainda, encontrar o trabalho certo para investir nosso tempo é realmente prazeroso e inspirador.
Treino
Ronaldo, o Fenômeno, tinha de ser arrancado dos campos de futebol quando criança porque não queria fazer nada que não fosse jogar bola.
Os técnicos de Michael Jordan se lembram de que o jogador era sempre o primeiro a chegar aos treinos e o último a ir embora.
E mesmo Bill Gates, como bom nerd que era, não fez sua fortuna do nada: quando adolescente, ele passou boa parte da sua (não muito agitada) vida programando computadores enfurnado numa sala da Universidade da Califórnia.
Ou seja, mesmo aquelas pessoas bem-sucedidas, que parecem esbanjar talento, treinaram muito antes de chegar lá.
Além de estar motivado, é essencial praticar bastante para alcançar o sucesso. E no meio de tudo isso, é muito comum ocorrerem fracassos.
Albert Einstein disse certa vez: “Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa“.
As 99 falhas de Einstein não foram apenas fracassos. Serviu também como treino e muito aprendizado.
Disciplina
Se treino é responsável por boa parte do sucesso das pessoas que chegaram ao ponto mais alto do pódio, é preciso entender o que as levou a se esforçar tanto.
Quem passa incontáveis horas da vida se dedicando a qualquer coisa que seja tem pelo menos uma característica muito ressaltada: a disciplina.
É ela que permite que a pessoa não se lembre que seria muito mais legal dormir  do que trabalhando.
A questão é entender por que algumas pessoas abrem mão do prazer imediato em troca do trabalho duro, e por que outras preferem sempre sair mais cedo do escritório, ou consumir imediatamente e se endividar.
O processo mental, na verdade, é muito simples: para ter disciplina, é preciso não ficar pensando na tentação do prazer imediato e focar naquilo que é realmente importante no momento: alcançar o objetivo (que pode ser concluir uma simples tarefa ou alcançar a independência financeira).
Sorte
É duro admitir, mas sucesso depende também de uma boa quantidade de sorte. Estar na hora e lugar certos é muito importante – às vezes até mais do que as horas de treino.
Há alguns ambientes em que tudo acontece ao mesmo tempo e surgem grandes oportunidades de sucesso.
Foi o caso da Inglaterra nos anos 60, bem no início do rock, quando dezenas de boas bandas, dos Beatles aos Beach Boys, conquistaram o mundo.
Ou do Vale do Silício na década de 1980, quando Bill Gates, Steve Jobs e Paul Allen aproveitaram o começo da computação para criar suas empresas e faturar milhões.
É questão de sorte, mas procure sempre estar no lugar em que as coisas estão acontecendo.
O segredo do sucesso financeiro
A conclusão que podemos chegar é que a fórmula do sucesso vale para qualquer área, inclusive a financeira.
Todo mundo quer ficar rico, mas poucos se dedicam a definir um objetivo financeiro e trabalhar bastante para alcançá-lo.
Vou dar um exemplo que certamente 10 em cada 10 pessoas quer alcançar: a independência financeira.
A partir do momento que você descobre o que é a independência financeira e entende seus benefícios, sua maior meta será alcançá-la (motivação).
Para tanto, é necessário estudar bastante e adquirir conhecimento para controlar gastos, organizar sua vida financeira e aprender a investir (treino).
Cada etapa do treino está inserida no planejamento financeiro. E após a definição desse plano, é fundamental cumpri-lo a risca para alcançar os objetivos no prazo estipulado (disciplina).
Por fim, após definir onde investir seu dinheiro, entramos no mercado num momento onde  ele "aparentemente" está em fase final de uma crise e começando a dar indícios de recuperação. Com isso, o potencial de retorno é muito maior (sorte).
 
Fonte: https://queroficarrico.com/blog/o-segredo-do-sucesso/