Resiliência: Como utilizar ao seu favor em tempos de Pós-pandemia

Resiliência: Como utilizar ao seu favor em tempos de Pós-pandemia

Estamos passando por uma crise mundial provocada pela pandemia de covid-19, e todos estamos sofrendo em algum nível com o novo cenário e as consequências que vem se apresentando. Tivemos que mudar nossa rotina, são dúvidas e incertezas sobre o cenário pós-pandemia. Algumas pessoas podem recuar quando se deparam com situações complicadas ou desafiadoras, entretanto o ser humano é dotado de muitas habilidades para lutar pela sua sobrevivência. Um elemento crucial em tempos modernos, é chamado resiliência, capacidade esta que temos de forma natural em pequenas doses e que podemos desenvolver métodos e estratégias para aprimorá-la. 

A palavra resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. Está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, diante de situações adversas e não ceder à pressão, independentemente da situação. 

Em tempos de crises, ser resiliente é mais que sobreviver, é conseguir passar pela situação e aprender, se recuperando do ocorrido e retomando aos poucos a sua rotina anterior, deixando para trás o que já não mais importa e aprendendo a crescer, saindo fortalecido da crise. 

Então, o que precisamos para nos tornarmos mais resilientes? 

Para desenvolver mais habilidades de resiliência, precisamos estar atentos aos nossos pensamentos, emoções e comportamentos, e todos nós podemos prestar atenção e administrar melhor nossas ações. 

Seguem algumas dicas: 

Evitar pensamentos catastróficos e distorcidos 

Quando enxergamos apenas os piores desfechos possíveis de maneira exacerbada, vendo o evento como muito grave, terrível e irremediável estamos catastrofizando a situação e estes pensamentos podem desencadear várias emoções negativas, sobrecarregando nossa mente e nos paralisando para as ações necessárias e a resolução de problemas. 

Cuide da sua autoestima 

Em momentos de crise, lembre-se de seus pontos fortes e de como você pode utilizar eles para se cuidar. Fortalecer a autoestima é ponto crucial para superar grandes desafios, autoestima ajuda a desenvolver a coragem, lembrando sempre que todos temos algumas imperfeições, entretanto, temos capacidades para administrar as situações difíceis, cada um no seu tempo e com seus recursos disponíveis. 

Uma estratégia eficaz para desenvolver nossa resiliência e que auxilia a administrar nossos pensamentos e emoções é a flexibilidade psicológica. 

Pessoas flexíveis, aproveitam momentos de crises para fortalecerem-se, podendo ver oportunidades de novos rumos a seguir, conseguem se adaptar com mais facilidade, enfrentando a crise de maneira satisfatória e podendo inclusive prosperar pós-crise. 

Flexibilidade frente uma situação desafiadora é não precisar fugir ou lutar, é entender o que está acontecendo, aceitando coisas que não se pode mudar, sempre observando o que está sentindo e escolhendo agir de acordo com o que considera importante, é a capacidade de refletir e estabelecer formas para resolver os problemas que se apresentam. 

Estabeleça metas 

Pessoas resilientes são capazes de observar o cenário da crise de uma maneira realista e, então, estabelecer metas com soluções viáveis. Seja objetivo, crie etapas e visualize alguns desfechos possíveis e alcançáveis. Utilize a criatividade como recurso para estabelecer suas metas, coloque foco no que deseja realizar e faça seu plano de ação em etapas. 

Portanto assuma o controle da situação, aproveite o momento para cuidar de você (física e emocionalmente), seja otimista fortalecendo sua autoestima. Não se cobre demasiadamente, evite catastrofizar. Lembre-se de que apesar da crise, a vida irá seguir seu fluxo e cabe a cada um encontrar maneiras de se adaptar ao novo cenário. 

Tenha hábitos saudáveis  

As atividades que você realiza também vão te ajudar a ser um melhor profissional. Muitas vezes o estresse que é gerado por conta das pressões da sua profissão vão se amontoando, o que faz com que seja necessário, portanto, que você não deixe isso te abalar em situações futuras, uma vez que isso pode te levar a cometer erros.  

Neste sentido, é preciso, portanto, aliviar o estresse. Existem inúmeros hábitos que você pode adotar para ficar com a mente mais leve. Alguns exemplos são a prática de exercícios físicos, nem que sejam por 30 ou 20 minutos diários; praticar atividades que estimulem a criatividade, como desenhar ou escrever; ler livros que não sejam de assuntos relacionados ao seu trabalho; aprender a meditar; entre muitos outros.  

Cultive relacionamentos positivos 

Cultivar relações interpessoais positivas é de extrema importância, porque somos seres essencialmente sociais, sendo assim, nos mantermos reclusos não é a exatamente a resposta para uma vida melhor.  

Outro aspecto é que as pessoas que estão no seu círculo social são capazes de te ensinar e mostrar outro ponto de vista sobre as coisas da sua vida, dessa forma você aprende a ter uma visão mais ampla dos acontecimentos e desenvolver maneiras eficientes de se sobressair e superar os desafios.  

Ainda, as pessoas em quem você confia, muito provavelmente, serão as que te apoiarão ou ajudarão quando você estiver passando por algum momento difícil.  

Desenvolver a sua resiliência é algo em que você verdadeiramente deve investir, já que as dificuldades, desafios e mudanças são elementos que fazem parte da vida de todo e qualquer ser humano, ou seja, invariavelmente você vai passar por todos eles. Sendo assim, o que vai te diferenciar e te tornar uma pessoa próspera e bem-sucedida, vai ser a forma como você vai se posicionar diante de cada uma das situações adversas que surgirem em seu caminho.  

Pense em tudo isso e potencialize ainda mais a sua capacidade de se tornar uma pessoa altamente resiliente. 

Pesquisa: 

Por: Equipe IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) & Gabriela Lumi e Karine Santos, do Flows Psicologia. 

https://www.ibccoaching.com.br/portal/artigos/o-que-e-resiliencia/ 

https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/resiliencia-quarentena/