Liderança e Feedback: Você está pronto para receber?

Liderança e Feedback: Você está pronto para receber?

A relação entre liderança e feedback vai além das avaliações dos colaboradores. Quem está mais acima na hierarquia também precisa estar pronto para dar e receber críticas e sugestões.

A cultura do feedback é positiva para a gestão de pessoas e para o desempenho e a evolução da equipe, mas ela deve englobar todos os públicos da empresa para trazer retornos ainda mais significativos. Sendo assim, é necessário estabelecer um canal adequado para receber feedbacks dos seus colaboradores, além de saber como se portar diante da situação.

Neste post, vamos falar mais sobre o assunto e mostrar algumas dicas que podem ajudar você com essa questão. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância da cultura do feedback?

Você, enquanto gestor, já deve estar acostumado a dar feedback, certo? Esse processo é relevante para o desenvolvimento dos profissionais, além de influenciar a produtividade e o clima organizacional. Mas vale destacar que ele também pode contribuir para a sua atuação como líder.

Com o feedback, é possível descobrir a opinião e a percepção dos colaboradores sobre o seu estilo de liderança, se ela acontece de forma respeitada ou temida, se a comunicação é assertiva, se você reconhece e valoriza o trabalho da equipe, entre outros pontos. Assim, você terá condições de avaliar o seu desempenho e buscar soluções para aprimorá-lo.

Como se preparar para receber feedbacks dos colaboradores?

Além de entender a importância da relação entre liderança e feedback, é preciso criar estratégias para adotar a prática no dia a dia da empresa e estar preparado para obter o retorno dos colaboradores. Nesse caso, as dicas abaixo podem ajudar!

Defina um canal para se comunicar com a equipe

Para ter um canal de comunicação com o time, você pode fazer pesquisas anônimas, caixas para sugestões e críticas, reuniões, conversas etc. Outra dica é realizar o processo com uma frequência definida (a cada trimestre ou semestre, por exemplo) para que ele faça parte da cultura organizacional e tenha resultados efetivos e duradouros.

Saiba ouvir

É necessário abrir um espaço de diálogo saudável para que os colaboradores emitam suas opiniões sem constrangimento ou medo de retaliações. Se o feedback acontecer durante uma conversa, evite interromper a pessoa que está falando. O ideal é esperar ela concluir os argumentos para que você consiga entender a mensagem com mais clareza. Demonstre respeito pela opinião do interlocutor e agradeça pelo retorno.

Não leve para o lado pessoal

Como você sabe, o feedback visa aprimorar o desempenho da pessoa que o recebe. Porém, por não terem tanta experiência com a situação, os trabalhadores podem fazer isso de forma precipitada ou até um pouco rude em alguns casos. Sendo assim, não leve as opiniões e críticas para o lado pessoal. Procure entender objetivamente o que gerou aquele ponto de vista para aplicar mudanças, caso ele tenha relevância.

Coloque o feedback em prática

Avalie os comentários dos colaboradores e busque soluções para o que foi apontado. Em alguns casos, pode ser necessário rever parte dos seus comportamentos e atitudes para criar um ambiente mais agradável de trabalho, delegar melhor as tarefas, reconhecer o desempenho da equipe, entre outros aspectos que envolvem o dia a dia da empresa.

Boa liderança e feedback são pontos importantes para a rotina empresarial. Por isso, é fundamental se aprofundar no assunto para aprimorar as suas habilidades e estabelecer uma relação mais saudável e produtiva com a equipe, contribuindo para a atuação de todos.