As sete promessas para 2020

As sete promessas para 2020

O que os profissionais precisam ter em mente para entrar no ano novo com o pé direito

2019 foi um ano de grandes mudanças e novos aprendizados, tanto para as empresas como para os seus colaboradores. A tecnologia e novos modelos de gestão estiveram presentes nas grandes transformações do mundo corporativo, e, saber lidar com este cenário foi o desafio de muitos profissionais.

“A tecnologia, como quarta revolução industrial, está influenciando cada vez mais o ambiente corporativo e o surgimento de novas profissões, o que não será diferente em 2020. Por isso, estar antenado nestas mudanças e em constante evolução educacional serão práticas importantíssimas que guiarão os profissionais no próximo ano”, ressalta Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University.

Pensando nisso, a HSM University elencou algumas características para se ter em mente em 2020.

  1. Avanços Tecnológicos: A tecnologia tem trazido mudanças profundas e irrevogáveis. Não é mais possível voltar atrás e eliminar tudo o que ela fez e continuará fazendo pelo mercado e pelas profissões. Por isso, cabe ao profissional imergir neste novo contexto.
  2. Pensamento Crítico: Ter a capacidade de enxergar além do problema e propor soluções criativas e inovadoras.
  3. Gestão de Pessoas: Independente do cargo, o profissional deve ter a capacidade de desenvolver o trabalho em equipe e de reconhecer os elementos que influenciam o comportamento individual e organizacional.
  4. Inteligência Emocional: Talvez um dos quesitos mais importantes. Saber como lidar com as próprias emoções, evitar as explosões e tomar boas decisões é o papel fundamental para quem quer começar o ano com o pé direto.
  5. Criatividade: Ter a capacidade de combinar as soluções tecnológicas com aspectos mais criativos e estratégicos.
  6. Atualize-se: A graduação é importante, mas ter conhecimento específico em determinadas áreas torna o currículo ainda mais atrativo. Aprender uma nova língua, fazer cursos e estar sempre em busca por novos saberes, são essenciais para o desenvolvimento dos profissionais.
  7. Visão Estratégica: Entender e conhecer profundamente todo o processo produtivo e ter a capacidade de usar todas as ferramentas disponíveis para a tomada de decisões.

“O mais importante é estar aberto às mudanças em um cenário disruptivo, entendendo o timing das transformações combinado ao autoconhecimento e a constante reciclagem educacional”, finaliza Lira.