5 COISAS QUE UM ESTAGIÁRIO NUNCA DEVE FAZER

5 COISAS QUE UM ESTAGIÁRIO NUNCA DEVE FAZER

Começar a vida profissional em um estágio é uma grande conquista e deve ser bem aproveitada. É com o trabalho de estagiário que o aluno vai entrar em contato com a parte prática do que vem estudando até então. Por isso, essa é uma fase de muito aprendizado e cujos relacionamentos e experiências podem ser levados para toda a trajetória profissional.

Para aproveitar tudo que essa fase oferece, é preciso evitar incorrer em algumas atitudes que podem comprometer experiências futuras. No post de hoje, vamos falar de 5 delas, para que você possa tirar o máximo dessa experiência. Acompanhe!

1 – ACHAR QUE SABE TUDO

O estágio é a época em que o estudante tem para errar e sobretudo aprender a desenvolver um ofício, por isso, é fundamental que ele saiba, que apesar de trazer diversos conhecimentos, ele não sabe tudo. Nada mais inconveniente do que um estagiário que ao invés de se colocar enquanto aprendiz, acha que já tem cabedal para ensinar profissionais mais experientes.
Obviamente nada impede que o estagiário seja proativo e se coloque enquanto sujeito atuante, mas ele deve estar muito mais atento para praticar a escuta e aprender através das orientações, dicas e experiências de outros profissionais.
Nesse caso, humildade é uma boa pedida. A dica aqui é estar sempre atento para viver o estágio como um momento de aprendizado e desenvolvimento de habilidades.

2 – MENTIR

Essa aqui vale pra vida: NUNCA e em hipótese nenhuma minta para seu chefe de estágio. Além de você colocar a sua credibilidade enquanto profissional em formação em jogo, vai demonstrar que você não assume suas responsabilidades. E não caia na bobeira de achar que existem mentirinhas inofensivas, mentira é mentira e pronto, não tem como ser menos danosa.
Portanto, ao invés de lançar mão desse tipo de artifício, seja franco e converse com seu chefe sobre eventuais dificuldades ou questões de ordem pessoal que possam estar afetando negativamente sua produtividade e seu trabalho. Dizer a verdade é sempre o melhor caminho em relações de trabalho, pois demonstram maturidade e ajudam a construir uma relação de confiança mútua entre você, estagiário e seu chefe direto.

3 – DEIXAR DE CUMPRIR DEMANDAS

Responsabilidades não podem ser adiadas, por esta razão um estagiário que deixa de cumprir com as demandas pelas quais foi designado têm uma péssima forma de começar a carreira no mercado de trabalho. Lembre-se que estágios são a porta de entrada para o mercado, e seus colegas e chefes de estágio são o início do seu networking profissional. Mostrar-se comprometido, responsável e competente faz com que seu nome comece a ser lembrado com mais frequência e consequentemente as chances de ser contratado aumentam sensivelmente.

4 – NÃO ASSUMIR OS PRÓPRIOS ERROS

“Não fui eu!” é uma frase extremamente tentadora especialmente quando ela pode evitar uma reclamação de um chefe. No entanto, para um estagiário que é incapaz de assumir suas próprias falhas ela é sinônimo de falta de profissionalismo e imaturidade. Assumir responsabilidades faz parte da vida adulta e profissional de qualquer pessoa comprometida, portanto, errou, assuma.
Além de não assumir responsabilidades, ficar tomando atitudes passivo-agressivas com os colegas e com seu chefe também demonstra uma falta de preparo emocional para lidar com situações de pressão e stress, que todo e qualquer profissional irá enfrentar pelo menos uma vez na vida. Portanto, a dica aqui é buscar sempre ser atento e cuidadoso com seus afazeres e quando pisar na bola, reconhecer e se colocar bastante disposto a consertar os erros e aprender com eles. Errar faz parte da trajetória de qualquer profissional, não é o fim do mundo, mas para um estagiário antenado, é uma ótima oportunidade de crescer e “pegar” mais experiência e traquejo.

5 – DESRESPEITAR A HIERARQUIA

Se você entrou numa empresa na posição de estagiário, isso não é à toa. Um estagiário está ali para cumprir uma etapa de sua formação acadêmica e profissional, logo, ele não sabe de tudo e como tal deve saber exatamente qual seu lugar dentro da hierarquia empresarial. Por isso, um estagiário nunca deve querer ser o “chefe dos outros estagiários” ou até mesmo, o chefe do próprio chefe e outros colegas da empresa. Nada impede que você enquanto estagiário opine, sugira ou discorde de seu chefe, mas você deve sempre saber qual é o seu lugar, que no estágio é de aprendiz e não mandatário.