Como se diferenciar no seu estágio e aumentar as chances de efetivação

Como se diferenciar no seu estágio e aumentar as chances de efetivação

Todos os estudantes que iniciam um estágio almejam ser efetivado na Empresa em que estão iniciando suas atividades laborais. Fazer com que o estágio se transforme no emprego fixo a longo prazo muitas vezes não é uma tarefa fácil e geralmente vem recheada de desafios.

Ao seguir algumas dicas imprescindíveis, naturalmente o estagiário terá maiores possibilidades de ser contratado em definitivo pela empresa em que trabalha.

Socializar com os outros funcionários

É fundamental ter uma boa relação com os colegas de trabalho e sempre pautada com profissionalismo e respeito. Dessa maneira, a harmonia e o bom convívio entre as pessoas da mesma empresa só resultarão em pontos positivos.

Ao se socializar constantemente com os outros funcionários, você mostra interesse pelo lugar em que está trabalhado, constrói networking de alta qualidade no estágio e se torna mais respeitado pelas pessoas ao redor.

“É ótimo para estagiários conhecer os colegas de trabalho, mas cuidado com a quantidade de informações pessoais que você compartilha e como você se comporta. Seus novos colegas podem agir como amigos, mas é sempre bom ter um limite”, diz Morris Rishty, diretor executivo da Real Underwear.

Estude inglês

Já é comprovado através de diversas pesquisas que o profissional que falam inglês incrementa as chances de ser promovido e de ganhar um aumento salarial, o mesmo serve para o estagiário.

A importância da língua inglesa cresce constantemente e, em certas áreas, o estagiário pode se destacar através do domínio da língua. Em um estágio na área contábil, por exemplo, conhecer os termos financeiros da língua estrangeira é algo que pode alavancar as chances de aprovação no estágio.

Em uma pesquisa recente realizada pela Catho, constatou-se que os estagiários que possuem o inglês fluente aumentam em até 40% o nível salarial. Esse estudo também se estende para trainee e aprendiz.

Nunca se atrasar para os compromissos

O comprometimento é a base da vida profissional e isso começa desde cedo, através do estágio. Uma das melhores de mostrar comprometimento e profissionalismo é por meio da pontualidade.

Portanto, nunca se atrasar é um pilar fundamental quando o tema é aumentar as chances de ser efetivado no estágio. Afinal, o estagiário que normalmente se atrasa e não mostra compromisso com a empresa tem poucas chances de ser contratado em definitivo.

Quando por ventura chegar atrasado ao trabalho, o ideal é comunicar com antecedência sobre o possível atrás,  justificar-se para o superior e pedir desculpas pelo ocorrido. Ações que parecem pequenas, mas que são importantes para construir uma relação de profissionalismo e confiabilidade com os funcionários que estão acima no nível hierárquico.

Lembrar de seguir o dress code

A ciência e as pesquisas de trabalho já comprovaram que o dress code (vestimenta adequada) é fundamental para funcionários de muitas áreas e o mesmo se aplica para o estagiário — não é por acaso que existe o ditado “quem se veste bem está preparado para o sucesso.”

Segundo Kerry Schofield, psicóloga britânica e diretora-chefe da Good.Co, é indispensável a boa vestimenta no ambiente de trabalho e ela completa: “Em geral, vestir-se e agir profissionalmente dá uma boa impressão e deixa claro que você está disposto a se esforçar. Pesquisas mostram que a forma como uma pessoa se veste afeta não só na maneira como os outros a veem, mas também a forma como eles veem a si mesmos. Vestir-se para o sucesso realmente funciona.”

É claro que a vestimenta precisa estar de acordo com a políticas de dress code. Se ela não tiver nenhuma, apenas aja através do bom senso e escolha um tipo de roupa que combine com os ideais da companhia.

Se o estagiário trabalha em uma empresa de advocacia, por exemplo, ele precisa seguir uma linha mais formal na vestimenta. Já um estagiário de um startup de jogos online tende a ter uma liberdade maior nesse sentido, o estilo casual faz mais sentido.

Não ter medo de perguntar

O estágio também é um lugar para aprender e parte do processo de aprendizado vem através das perguntas e da proatividade em entender melhor certas funções profissionais da área.

Além disso, em certas situações conflitantes do trabalho, é muito mais vantajoso o estagiário recorrer a algum colega de trabalho para tirar dúvidas do que simplesmente realizar uma tarefa sem conhecimento do assunto que pode resultar em feedback negativo.

Também há o fato de que quando o estagiário pergunta para profissionais mais experientes, ele mostra que está interessado em evoluir e que tem a capacidade de absorver ensinamentos positivos dos colegas de trabalho.

Proatividade é bom, mas cuidado com o excesso

O estagiário que procura sucesso na empresa precisa ser conhecido como um profissional que dá conta do recado e não como aquele que cria novos problemas.

A proatividade no trabalho quando feita nos momentos adequados é fundamental para o estagiário, como por exemplo adiantar as tarefas do dia seguinte, ajudar outros colegas que estão com trabalho acumulado e muito mais.

“Pessoas e organizações têm diferentes estilos e várias formas de fazer as coisas. Se você aprender a ser flexível, vai ampliar consideravelmente suas oportunidades”, afirma Kerry Schofield.

No entanto, é preciso ter cuidado e não tomar muitas iniciativas por conta própria — principalmente quando o estagiário está realizando uma determinada tarefa pela primeira vez. Pedir para o chefe autorizar novas ações e revisar o trabalho feito pode evitar dores de cabeça lá na frente. Portanto, na hora de ser proativo, o ideal é manter uma linha de comunicação aberta com o superior para informá-lo sobre ações realizadas que normalmente fogem da alçada do estagiário.

Agora, se você ainda está em em busca de um estágio, acesse nosso site e cadastre seu currículo gratuitamente!