Como ser um bom colega de trabalho

Como ser um bom colega de trabalho

Acordar cedo todos os dias e enfrentar um longo dia de trabalho pode se tornar algo bem agradável quando se tem bons colegas de equipe. Como você pode tornar-se um? Siga as dicas.

Muita coisa mudou dentro das relações de emprego de alguns anos para cá. Hoje, nas contratações de novos colaboradores um item avaliado com bastante relevância é a facilidade que o candidato deve apresentar para trabalhar bem em equipe e se relacionar com seus companheiros.

Atualmente, não basta apenas apresentar uma boa experiência de mercado ou bons cursos no currículo, isso tudo também é importante, porém, a forma de se relacionar com o próximo dentro do ambiente de trabalho pode ser o fator primordial para que aquela oportunidade que almeja seja sua ou não. Ela pode ser o diferencial para conseguir um novo emprego ou permanecer desempregado. Para algumas organizações, inclusive, esse elemento é um dos primeiros itens a ser avaliado.

Na verdade, ter bons colegas no ambiente de trabalho faz toda a diferença para enfrentar a dura rotina. Ser um bom colega de trabalho não é díficil:

 

  • Sempre use de empatia para resolver qualquer questão com seu colega de equipe, essa é uma regra de ouro, e serve tanto para questões profissionais como também pessoais. Colocando-se no lugar da outra pessoa, você poderá entendê-la melhor e assim encontrar a melhor forma para ajudá-la.

  • O bom senso também deve imperar sempre. Aliás, tanto na vida cotidiana quanto no ambiente profissional. Pratique esse atributo para se relacionar bem com as pessoas a sua volta na empresa onde trabalha. Não faça do local de trabalho uma extensão da sua casa. Evite ultrapassar os limites para manter uma boa convivência com todos a seu redor.

  • Seu colega muitas vezes também pode ser seu melhor amigo fora dali, no entanto, dentro da empresa essa relação de amizade precisa ser profissionalizada, ou seja, as questões profissionais precisam prevalecer e serem bem esclarecidas para evitar qualquer mal-entendido. Seja profissional.

  • Esteja disposto a ajudar sempre que necessário, na medida certa. Ofereça ajuda sempre que perceber que algo não vai bem, não espere ser solicitado. Ser solícito é uma qualidade de um bom profissional.

  • Michael Jordan, um talentoso e famoso jogador de basquete americano disse certa vez: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.”

  • Estar atento à necessidade do outro torna o dia de trabalho mais tranquilo e forma uma verdadeira equipe, onde um está colaborando com o outro.

  • Tenha atitudes positivas. Evite falar mal dos outros e com isso tornar o ambiente ruim. Lembre-se: todos têm defeitos, inclusive você.