06 de Janeiro - Dia da Gratidão

06 de Janeiro - Dia da Gratidão

Dia da Gratidão é comemorado anualmente em 6 de janeiro no Brasil.

Nessa data dedicada ao agradecimento, devemos expressar gratidão por tudo o que somos e temos, por aquilo que nos acontece de bom e pelos desafios com os quais nos deparamos.

Agradecer é um exercício que nos traz muitos benefícios, pois desperta em cada um de nós uma atitude positiva com relação à vida e nos fortalece para os momentos de dificuldades.

No dia 6 de janeiro também se comemora o Dia de Reis, data em que se relembra a chegada dos Reis Magos ao local onde Jesus nasceu.

Além da data comemorada no Brasil, há também o Dia Mundial da Gratidão, o qual se comemora em 21 de setembro.

A data teve origem no dia 21 de setembro de 1965, quando um encontro internacional no Havaí reuniu pessoas motivadas a reservar um dia no ano para agradecer.

Nos Estados Unidos e no Canadá, principalmente, o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, em inglês) é o dia de demonstrar gratidão.

A data é comemorada na quarta quinta-feira de novembro e é um feriado muito importante nesses dois países.


"A gratidão é um dos sentimentos mais agradáveis. Quem se sente grato, preenche um pedaço da sua vida com a nobreza de reconhecer algo que é feito por nós, ou até mesmo o de aceitar as coisas ruins que nos acontecem. E é assim que as coisas correm melhor!"