Celular no trabalho? Saiba como usar o aparelho sem prejudicar sua imagem

Celular no trabalho? Saiba como usar o aparelho sem prejudicar sua imagem

Conviver em grupo exige certo cuidado, não é mesmo? Principalmente porque cada pessoa tem um costume e opinião diferente. Mas, quando falamos do ambiente profissional, é importante lembrar que existem regras de convívio básicas que devem ser seguidas e respeitadas por todos para que não haja nenhum conflito e o clima na hora do trabalho se mantenha saudável. Se você chegou agora na empresa ou apenas quer evitar qualquer problema com seus colegas de trabalho ou até mesmo com seu chefe, algumas coisas são imprescindíveis para manter tudo em ordem, principalmente no que diz respeito ao uso do celular no ambiente profissional.

Regra é regra

Por mais que hoje em dia o celular seja considerado um item de necessidade básica, alguns empregadores podem limitar ou até mesmo proibir o uso do aparelho dentro do trabalho. Por isso, antes de tudo, fique de olho no regimento interno da empresa e, caso o uso realmente seja restrito, não tente dar uma “escapadinha” e burlar a regra, pois isso pode te prejudicar seriamente. Agora, caso não existam normas quanto ao uso do celular o que vale é o velho bom senso. Quer saber o que pode ou não fazer? Então se liga:

Não atenda o celular alheio

Sabe aquele toque insistente e alto do celular do colega de trabalho? Então, não dá pra negar que esse tipo de situação pode deixar muita gente incomodada, principalmente no escritório. Porém, por mais que às vezes atrapalhe, se o telefone não for seu, não ouse atender a chamada ou desligar o aparelho, mesmo que você seja muito amigo da pessoa.

Por mais que a intenção seja boa, essa atitude é desaconselhável, a menos que o dono do celular peça esse favor. Respeitar esses momentos te ajuda muito a preservar a imagem.

Fica a dica: para evitar qualquer situação do tipo, também é importante que você não se esqueça da regra básica de convivência que é deixar o celular no vibra para não incomodar os demais colegas. Além disso, se você costuma trabalhar ouvindo música, sempre use fones de ouvido e não exagere no volume, pois, além de não estar atento caso alguém te chame, o som alto pode atrapalhar os demais colegas.

Nada de viva-voz

Considerado um recurso muito útil quando não desejamos ficar segurando o celular na orelha ou compartilhar a conversa com outras pessoas, o viva-voz é fundamental para essas situações, mas, por mais que seja mais confortável para você, pode atrapalhar outras pessoas, principalmente no ambiente de trabalho.

Se for realmente necessário ficar sem segurar o celular, use um fone de ouvido, que, além de proporcionar maior conforto para ouvir o que está sendo dito, também não atrapalha seus colegas de trabalho. Porém, se uma reunião por telefone foi marcada e você e mais algumas pessoas precisam acompanhar o que será discutido, reserve uma sala para que todos ouçam o viva-voz sem atrapalhar os colegas de trabalho que não farão parte da reunião. Mas, quando não for possível, avise aos companheiros que haverá uma conferência para que deem licença. Lembre-se apenas de falar em um volume razoável, ok?

Ligação durante a reunião

Reuniões de trabalho são cruciais para decidir o futuro da empresa e as atividades nela desempenhadas, por isso é importante focar nos assuntos debatidos e deixar o celular de lado por alguns momentos. Claro que acidentes acontecem e às vezes é necessário entrar em contato com a pessoa imediatamente, porém, não é adequado “pendurar” no celular e esquecer-se dos assuntos debatidos com os colegas.

Se você receber uma ligação ou mensagem urgente durante a reunião e realmente precisar atender, peça licença para seus colegas, explique que você vai precisar se ausentar por alguns minutos e atenda o celular num local adequado. #ficaadica

Sem distração

Durante as reuniões o ideal é esquecer completamente do celular e tentar ficar offline. Agora, se elas forem muito longas e surgir uma pausa, você pode aproveitar para checar seu feed de maneira bem breve para relaxar. Outra dica extremamente importante é não postar comentários sobre a reunião ou outro assunto inapropriado, pois seus superiores ou outros colegas de trabalho podem acabar vendo sua publicação.

Além disso, por mais que você se sinta a vontade para dar aquela checada rápida no celular, evite fazer isso durante toda a reunião, afinal alguém pode perceber ou até mesmo pedir sua opinião sobre algum assunto e você não conseguir responder, justamente por estar no celular.

Comentários negativos

Por mais que o estágio seja um período de aprendizado, existem alguns aspectos que podem não agradar muito, mas nem por isso você deve sair por aí falando aos quatro cantos o que não gosta da empresa onde trabalha. Pelo contrário, procure manter a discrição e profissionalismo. Portanto, evite usar as redes sociais para demonstrar sua insatisfação, principalmente se você tiver algum colega de trabalho que te acompanha. Mas se for algo muito pontual, que realmente está atrapalhando sua rotina, procure seus superiores para falar com muita educação algo que esteja te incomodando.

Preservar sua imagem na empresa é fundamental para manter o profissionalismo, por isso você pode usar dicas como essas e outras encontradas no Facebook da Center RH para se dar muito bem na empresa.