O Enem está chegando! Prepare-se para Prova

O Enem está chegando! Prepare-se para Prova

Para se dar bem nas provas do Enem, é necessário que os candidatos preparem-se com antecedência

Estudantes de todo o Brasil já se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que possibilita o ingresso a universidades públicas. A prova, que será realizada nos dias 03 e 10 de novembro, é uma boa oportunidade para os jovens que pretendem iniciar algum curso superior com facilidades financeiras.

Por isso, os candidatos intensificam os períodos de estudo a fim de obter resultados satisfatórios no Enem. As horas de lazer são diminuídas e o contato com os livros torna-se cada vez mais prolongado.

Elencamos algumas dicas para quem está se preparando para o Enem. Confira:

Organize o seu tempo

Muitos candidatos começam a estudar para o exame na última hora, perdendo, inclusive, noites de sono. Mas para ir bem na prova, é preciso otimizar o tempo. É aconselhável destinar um período do dia para estudar, separando, a princípio, 30 minutos. Depois você pode aumentar o período e intensificar os estudos. Mas atenção! Esse espaço deve ser produtivo. Por isso, evite distrações.

Faça bom proveito do ano letivo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pede que o candidato esteja informado sobre tudo o que acontece no mundo. Mas é possível relacionar essas informações com as disciplinas trabalhadas em sala de aula. Priorize as atividades propostas pela escola, realizando os exercícios, pesquisas e leituras sugeridas.

Além disso, participe de plantões e sempre tire suas dúvidas com seus professores. Essa atitude não te ajudará apenas a realizar o Exame com segurança, como também garantirá boas notas na escola.

Está difícil assimilar as matérias? Faça resumos

Estudantes aprendem uma série de conteúdos. São tantos dados e conceitos que muitas vezes fica difícil guardar todas as informações. Para resolver isso, uma boa dica é fazer resumos e esquemas. Escrever ajudar a memorizar e colabora na revisão dos disciplinas.

Simulados e aulas online
 

O ambiente virtual é um importante apoio para quem está estudando. Por isso, simulados e aulas pela internet são opções cada vez mais procuradas pelos candidatos. É preciso, no entanto, tomar alguns cuidados na hora de escolher a plataforma. Especialistas orientam os candidatos para identificar as fontes mais favoráveis.

Faça as provas de exames anteriores

estar os conhecimentos é tem grande valor durante os estudos. Realizando provas anteriores, é possível prever as maiores dificuldades e o tempo gasto em cada questão e, assim, direcionar os estudos. Alguns sites disponibilizam provas anteriores do Enem.

Priorize as matérias que você tem mais dúvidas

Se existem disciplinas mais difíceis, o ideal é que o tempo dedicado a elas seja maior. Por isso, é importante listar os conteúdos mais complexos, buscar uma quantidade maior de material de apoio e empenhar-se para assimilar essas matérias.

Organize um cronograma de estudos
 

Sabendo o que deve cair na prova, é hora de programar os horários de estudos. É preciso prever quanto tempo por dia vai dedicar aos livros e ser disciplinado, cumprindo as horas estipuladas. O estudante pode, por exemplo, dividir as matérias por dias: na segunda-feira, matemática; na terça, história, e assim por diante.

Momentos de lazer

A menos de um mês para o Exame, é normal que os estudantes intensifiquem os períodos de estudo, visando um bom desempenho. Mas você sabia que também é importante guardar um momento do dia para o lazer? Ir ao cinema com os amigos, jogar futebol ou um simples passeio em famílias servem como suporte emocional para o candidato, afastando a pressão normal que atrapalha os jovens antes da prova.
 

Pense positivo!

Você estudou bastante, revisou todos os conteúdos e está por dentro de tudo o que aconteceu nos últimos meses. Dormiu bem e optou por uma alimentação leve e saudável. Como já conhecia o local da prova, chegou com antecedência. Mas o que adianta todos esses cuidados se a pressão falou mais alto? Fique tranquilo e pense sempre positivo!