Competências profissionais: qualificações que fazem toda diferença no mercado

Competências profissionais: qualificações que fazem toda diferença no mercado

A competência profissional está associada às capacidades, conhecimentos e habilidades profissionais. De modo geral, as empresas buscam profissionais com competências voltadas para o atendimento de suas necessidades internas, e em geral essas contratações são de caráter urgente e imediato. Isso significa que profissionais que possuem muitas competências tendem a conseguir emprego com mais rapidez e facilidade.

Diante disso, é preciso que os profissionais que compõem o mercado de trabalho hoje invistam no aprimoramento das competências que já possuem e no desenvolvimento daquelas que ainda precisam ser estimuladas, para que, dessa maneira, eles tenham a oportunidade de construir uma carreira de sucesso. 

Sabendo disso, no artigo de hoje vou apresentar e falar sobre as principais competências e habilidades esperadas pelas empresas dos mais diversos portes e segmentos. Acompanhe-me nesta leitura e confira:

 

O que são competências profissionais?

O sociólogo francês Philippe Zarifian define competência como “tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos”. Ou seja, competência é saber utilizar os conhecimentos que foram adquiridos ao longo da vida acadêmica e da carreira, e ir se transformando, à medida em que aumenta a diversidade de situações vivenciadas.

Competência engloba habilidade, atitude, ação e adequação. Além disso, trata-se da qualidade de ser adequado e qualificado, tanto física como intelectualmente, para enfrentar os desafios e tomar as decisões certas no âmbito profissional.

Competências profissionais mais valorizadas pelo mercado

Agora que você já sabe o que são as competências profissionais, convido você a continuar esta leitura para saber quais são as mais valorizadas pelo mercado e que fazem com que os mais diversos tipos de profissionais se destaquem na carreira de uma forma geral.

Confira:

Comunicação eficaz

Ter uma comunicação eficaz, capaz de transformar e mudar a atitude das pessoas é algo que se espera dos profissionais mais competentes e habilidosos do mercado atualmente. 

Além disso, as empresas procuram também por indivíduos que saibam expressar suas ideias com assertividade, de forma objetiva e transparente, uma vez que a comunicação, por mais que seja algo bastante corriqueiro em nosso cotidiano, é algo também, que, por não ser praticado de maneira correta, acaba gerando os mais diversos tipos de transtornos no ambiente corporativo. 

Sendo assim, é de extrema importância que o profissional, não só compreenda a importância de se investir em uma comunicação eficaz, como encontre maneiras de praticá-las em seu cotidiano. 

Networking

Gestores, colegas, contatos profissionais, familiares, amigos, entre diversas outras pessoas, são muito importantes para a carreira de um profissional. Digo isso, pois através do networking, ou seja, de uma rede de contatos bem construída, o indivíduo consegue se tornar cada vez mais conhecido em sua área e, com isso, ser lembrado nos momentos em que estas mesmas pessoas souberem de oportunidades que se encaixam em seu perfil. 

Mas além de conseguir oportunidades para si, o networking serve também para ajudar as pessoas ao redor a conseguirem suas próprias oportunidades, sendo, neste sentido, uma rede apoio e colaboração mútua, em que todos se ajudam e acabam crescendo juntos. 

Por essa razão, o networking é algo tão importante no mercado atual, pois ele é capaz de contribuir para que o profissional alcance patamares cada vez mais elevados em sua carreira. 

Capacidade de tomar decisões

É muito comum que o dia a dia de um profissional envolva decisões, o que exige capacidade para analisar situações e avaliar riscos e benefícios, dentro do contexto em que está inserido. Neste sentido, é essencial que ele desenvolva a habilidade de tomar decisão de forma assertiva, ou seja, com a rapidez que o ambiente corporativo exige, considerando sempre pontos positivos e negativos da situação como um todo. 

Contar com essa capacidade, principalmente aqueles que ocupam cargos de gestão, é um grande diferencial, pois muitas pessoas têm dificuldades em lidar com decisões e acabam prejudicando o bom andamento dos processos dentro das empresas de uma forma geral. 

Sendo assim, é de fundamental importância que o profissional mantenha-se a todo momento atento a tudo o que acontece ao seu redor, estimulando sempre a sua capacidade analítica e de observação, porque na hora em que precisar decidir por algo, ele terá em sua mente os elementos necessários para que esta seja o mais assertiva possível.

Persuasão

Trata-se da habilidade de convencer as pessoas a aderirem às suas ideias e pontos de vista. Ela serve para quando o profissional precisa apresentar algum projeto, para gestores ou clientes, por exemplo, com o objetivo de convencê-los a colocar novas ideias em prática ou de efetivar uma venda. 

É uma qualificação, que se bem utilizada, contribui para que o profissional alcance, efetivamente e na prática, os resultados que almeja, tanto no dia a dia de trabalho, quanto em sua carreira de uma forma geral. 

Definição de limites

Em qualquer vertente da sua vida é fundamental entender quais são os seus limites, sabendo, com isso, estabelecê-los, e dizer não quando for necessário. Essas barreiras que você mesmo determina ajudam a limitar a influência de terceiros, tanto em sua vida profissional, quanto na pessoal também.

Saber trabalhar em equipe

Eu sempre bato na tecla da importância de se saber trabalhar em equipe, pois esta habilidade contribui para que todos se unam dentro da empresa, em prol da conquista de um objetivo maior. 

Neste sentido, a partir do momento que esta união existe e é definitivamente estabelecida entre os colaboradores que fazem parte da empresa, todos trabalham sem se sobrecarregar, uma vez que cada um sabe da importância de exercer o seu papel, o que, consequentemente, aumenta a produtividade dentro da organização, bem como as chances de sucesso a cada novo projeto colocado em prática. 

Assim, é essencial que os profissionais que estão no mercado de trabalho hoje desenvolvam esta poderosa qualificação, já que ela é cada vez mais valorizada pelas empresas de uma forma geral.

Liderança

Por mais que muitas pessoas acreditem que esta é uma habilidade exclusiva de profissionais que ocupam cargos de gestão, é preciso entender que todo e qualquer tipo de indivíduo pode e deve desenvolver a sua liderança, para ter destaque no mercado de trabalho. 

Assim, entende-se que liderança é a capacidade que o indivíduo tem, seja ele gestor ou não, de assumir riscos, responsabilizar-se por suas atitudes e comportamentos, de conhecer com profundidade e saber explorar bem seus pontos positivos, trabalhando os negativos, no sentido de não prejudicá-lo, bem como de inspirar, influenciar e motivar as pessoas ao seu redor a trabalharem com excelência, para que todos possam alcançar resultados extraordinários, individual e coletivamente. 

Com toda certeza, aqueles que se preocupam em trabalhar a sua liderança, colhem bons frutos, não só dentro da empresa da qual fazem, mas fora dela também. 

Automotivação

No item acima, falei sobre a capacidade que um líder deve ter de motivar as pessoas ao seu redor, para que façam um bom trabalho e ajudem a equipe a obter novas conquistas. Da mesma forma que fazer isso é fundamental, desenvolver a habilidade de se automotivar é também algo de extrema importância, para que o profissional mantenha o entusiasmo diário, para trabalhar cada vez melhor e alcançar os objetivos planejados. 

Neste contexto, quando falo em automotivação, estou falando da capacidade que o profissional deve ter de encontrar internamente motivos para fazer o que faz, para acordar todos os dias com disposição e trabalhar com excelência, e, com isso, comprometer-se cada vez mais consigo mesmo, com seus objetivos, e sentir-se verdadeiramente realizado, sem esperar que tudo isso venha de fatores externos. 

Inteligência emocional

A pressão diária que sofremos, não só no âmbito profissional, mas também no pessoal, pode acabar gerando um estresse e uma ansiedade, capazes de atrapalhar nosso desempenho de uma forma geral. Diante disso, é preciso que tenhamos a capacidade de lidar com toda essa pressão, bem como com os problemas e desafios que surgem em nosso dia a dia, da melhor maneira possível, para que assim possamos trabalhar com tranquilidade, para alcançar os objetivos que almejamos. 

Para isso, uma qualificação profissional que ajuda e que faz toda a diferença no mercado de trabalho atual é a inteligência emocional, que se trata basicamente da capacidade de manter o controle e o equilíbrio sobre as emoções, mesmo diante de situações desafiadores e estressantes, como as que vivemos em nosso cotidiano. 

Além de contribuir para que o indivíduo leve o seu dia a dia no trabalho com mais bom humor, ter equilíbrio emocional também contribui para que este mantenha a sua produtividade, entregando, assim suas demandas nos prazos estabelecidos previamente. 

Criatividade

Muitas pessoas acreditam que a criatividade é algo que somente pessoas que trabalham com arte devem ter como característica essencial. Porém, há uma grande engano nisso, uma vez que esta habilidade se encaixa perfeitamente nos mais diversos contextos, inclusive no empresarial. 

Isso porque a criatividade ajuda o profissional a pensar de forma ampla, fora da caixa, criando soluções inovadoras, tanto para lidar com os problemas do dia a dia, quanto para apresentar novas maneiras de atender às necessidades dos consumidores da empresa. 

Com isso, as empresas ganham bastante e acabam valorizando indivíduos com esta característica, pois têm em seu time pessoas com pensamento visionário, que não só ousam como vão além todos os dias, para que assim seja possível alcançar, de forma acelerada, cada vez mais resultados extraordinários.

Como desenvolver as competências profissionais mais valorizadas?

As competências que apresentei acima são algumas das principais e mais valorizadas pelo mercado de trabalho atualmente. Mas além destas existem diversas outras que podem ser desenvolvidas pelo profissional, para que ele ganhe destaque em sua área de atuação e carreira, bem como na empresa em que trabalha, já que todas elas contribuem para que a organização também alcance suas metas e objetivos em um curto espaço de tempo.

Saiba como você pode se tornar altamente reconhecido no mercado, desenvolvendo as competências mais solicitadas neste atualmente. 

Aperfeiçoe-se continuamente

Para que sejamos profissionais de excelência, é preciso que invistamos em aperfeiçoamento contínuo, já que o mercado de trabalho está sempre em atualização e sofrendo mudanças, que impactam diretamente a carreira do profissional e também as empresas. 

Neste sentido, fazer cursos, participar de eventos, palestras, ler cada vez mais, e realizar diversas outras atividades é algo que vai agregar ainda mais valor à sua carreira e vai te ajudar a desenvolver as competências esperadas pelo mercado atualmente.

 

Observe tudo ao seu redor

Observar mais é uma ótima forma de nos desenvolvermos, uma vez que ao nos darmos a oportunidade de ver o que o outro faz de melhor, a maneira como ele trabalha, entre diversos outros aspectos das situações que nos rodeiam, conseguimos sempre aprender algo novo, o que contribui, efetivamente e na prática para que sejamos profissionais cada vez melhores em nossas áreas de atuação. 

Peça feedbacks

Outra coisa que também ajuda a desenvolver as competências que citei acima é pedir feedbacks, não só para seu gestor, mas também para seus colegas de trabalho. Digo isso, porque são pessoas que trabalham diretamente com você e conseguem enxergar, muitas, comportamentos e atitudes que você tem no dia a dia, que podem ser melhorados e você nem percebeu. 

Com a quantidade de demandas que temos para atender, muitas vezes acabamos entrando no piloto automático e deixamos de observar os pontos em que podemos melhorar para trabalhar com ainda mais excelência. Assim, contar com os feedbacks daqueles que nos rodeiam é essencial para que, dessa maneira, melhoremos nossos resultados. 

Além disso, feedbacks de gestores, colegas e amigos servem também para que tenhamos a oportunidade de enxergar até mesmo os pontos positivos que temos e muitas vezes não conseguimos reconhecer, justamente por estarmos tão atarefados em nossa rotina profissional. 

Gostou deste artigo? Quais destas competências você já possui e quais ainda precisa desenvolver melhor?

Compartilhe este conteúdo com seus amigos, em suas redes sociais!