04 de Julho - Dia do Operador de Telemarketing

04 de Julho - Dia do Operador de Telemarketing

 04 de Julho é um dia muito importante para milhões de brasileiros que trabalham em serviços de atendimento ao consumidor (SACs), profissionais que divulgam, oferecem produtos e serviços, realizam cadastros e cobranças. Os operadores de telemarketing têm a função de manter um relacionamento entre a empresa e as pessoas, de modo a fidelizar os clientes.

A data foi instituída em 2000, depois da aprovação do projeto de lei do deputado Nivaldo Santana, do PC do B de São Paulo. Em todo o país, são mais de 1,5 milhão de pessoas envolvidas com todos os tipos de telemarketing, como call centerscontact centershelp desks, entre outros. 

O setor é atualmente o que mais contrata no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec). Cerca de 25% dos novos empregos são criados pelos telemarketings, distribuídos em diversas áreas da economia. 

Os dados mostram também que a maioria dos operadores é formada por mulheres, com idade entre 18 e 29 anos. Cerca de 84% possui ensino médio completo e os outros 16% está cursando ou já cursou ensino superior.

Muitos não valorizam o trabalho desses profissionais. No entanto, eles são vitais para o relacionamento entre as empresas e os clientes. Por isso, nesse dia 4 de julho, a Center RH parabeniza a todos os operadores e operadoras de telemarketing.