5 dicas para se manter motivado em tempos de crise

5 dicas para se manter motivado em tempos de crise

1. Busque seus sonhos!

Tem coisa mais gratificante do que realizar um sonho?
Conquistar um diploma, fazer uma viagem, trabalhar com o que se gosta…
Todos temos sonhos, mas, para que eles saiam do plano das ideias e se tornem reais, é necessário ter objetivos, e digo mais: objetivos a curto e médio prazo. Quanto mais realistas forem os seus OBJETIVOS, maiores as chances dos seus SONHOS se tornarem realidade.
Sabe aquela viagem tão sonhada? E se você puder realizá-la em dois anos? Você pode alegar que não tem dinheiro nem para ir até o município vizinho, ok! Mas o que você pode fazer HOJE para que ela se torne possível em dois anos? Encontrar uma renda extra, aproveitando uma habilidade sua e ganhando dinheiro com isso? Aplicando essa renda extra poderá perceber, daqui a um tempo, que o que era sonho se tornou real!


2. Encontre um hobbie

Hobbie é uma atividade que dá prazer, e não um trabalho. Não vale aprender a fazer trufas para vender para as amigas, pois isso já caracteriza trabalho.
Encontre algo de você para você, um presente, por que você merece! Pode ser cultivar plantas, escrever poesias, aprender a tocar um instrumento, fazer uma atividade ao ar livre… Encontre o seu hobbie, pois com certeza existe um reservado para você!


3. Invista em você

Cuide da sua formação profissional, enriqueça o seu currículo com cursos de extensão, não pare nunca de estudar e se aprimorar- podem até tirar o seu emprego, mas o conhecimento ninguém te tira – e quando uma nova oportunidade vier, estará melhor preparado para enfrentar o desafio!
Muitas universidades oferecem cursos de extensão gratuitos para a comunidade. Existem instituições de ensino técnico, por exemplo, que costumam ter programas de bolsa para pessoas que estão sem renda- vale a pena tentar!
Você vai notar que, quando investe em si mesmo, se sente mais confiante e motivado a buscar por oportunidades de trabalho.


4. Cuide de sua saúde mental

Fazer terapia deixou de ser um luxo faz tempo: cada vez mais as pessoas estão buscando por ajuda psicológica, seja para lidar melhor com os problemas, para se conhecerem melhor, ou ambos. Independente do seu motivo, a terapia pode te ajudar a lidar com mais serenidade com as dificuldades, sejam elas quais forem. Terapia não é mágica, psicólogo não tem varinha de condão e seus problemas não vão sumir da noite para o dia, mas você pode se fortalecer e aprender maneiras de lidar melhor com eles.
Universidades com cursos de Psicologia costumam prestar serviços de atendimento psicológico gratuito à comunidade- se você está desempregado, esta é uma ótima maneira de ter um primeiro contato com um psicólogo, e trabalhar de maneira breve questões que podem estar te causando problemas para se manter motivado, como por exemplo, estar sem trabalho em um cenário de crise.


5. Olhe para trás- você chegou até aqui, apesar das dificuldades!

Dê uma boa olhada em sua trajetória, e reflita. Com certeza, vai encontrar em sua própria história de vida exemplos de como se saiu bem em momentos difíceis. Se você conseguiu antes, pode conseguir agora também.
Não sabemos o quão longe vai esta tal crise, mas, temos certeza que, com a dose certa de motivação, e se você investir em si mesmo, acima de tudo, será capaz de superá-la!


 

Fonte: RH Portal - http://www.rhportal.com.br/