Dicas para conseguir emprego temporário de fim de ano

Dicas para conseguir emprego temporário de fim de ano

Quem está desempregado deve ficar de olho nas vagas de emprego temporário final de ano 2017. Várias empresas, especialmente do comércio, contratam pessoal nessa época do ano para dar conta das vendas para o natal.

Nos meses de outubro, novembro e dezembro, muitas empresas brasileiras resolvem realizar contratações temporárias. Essas vagas são abertas como uma estratégia de reforço no final de ano, podendo render um dinheiro extra e até mesmo uma efetivação aos profissionais contratados.

Vagas para emprego temporário final de ano 2017: qual é a expectativa?

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a previsão de vagas de emprego temporário de final de ano 2017 é de 115 mil oportunidades em todo o país. Esse número é considerado 5,5% maior do que o registrado no mesmo período em 2016.

E já passou da hora de correr atrás dessas oportunidades temporárias. As indústrias, por exemplo, estão contratando trabalhadores temporários para dar conta da produção de final de ano desde julho.

Quem deixou para buscar por emprego temporário nos últimos meses do ano, deve focar nas oportunidades do varejo. Milhares de lojas pelo Brasil vão realizar contratações entre os meses de novembro e dezembro.

A propósito, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) fez uma projeção ainda mais otimista do que aquela divulgada pela Asserttem. Segundo a entidade, o comércio varejista espera ofertar 140 mil vagas para temporários no fim de ano, um aumento de 5,2% em comparação com as 133 mil oportunidades geradas em 2016.

As vantagens do trabalho temporário

Para muitos brasileiros, a oferta de vagas temporárias no varejo é a tão sonhada chance de voltar ao mercado de trabalho. Das pessoas que assinam contrato temporário, cerca de 15% a 20% conseguem a efetivação.

O trabalhador temporário tem os mesmos direitos do trabalhador efetivo. Ele deve receber férias, hora extra, descanso semanal remunerado, décimo terceiro salário proporcional e FGTS. Para que isso seja garantido, é necessário assinar um contrato de trabalho. Esse documento impede que a ocupação seja apenas um “bico” de final de ano.

Dicas para conseguir emprego temporário de fim de ano

Você quer sair na frente na disputa por uma vaga de emprego? Então confira algumas dicas:

1 – Prepare um bom currículo

Já passou da hora de você preparar um bom currículo para disputar uma das oportunidades de emprego temporário final de ano 2017. Ao fazer esse documento, seja curto, objetivo e direto. Cite suas três últimas experiências profissionais, destaque os cursos que já realizou e personalize o currículo conforme a vaga.

2– Procure no lugar certo

No Brasil, há várias agências de trabalho temporário. Para saber se uma determinada agência é de confiança, você deve acessar o site do Ministério do Trabalho e verificar se a mesma está registrada por lá.  

Ainda segundo a CNC, as maiores oportunidades estão no comércio. Os estabelecimentos de vestuário e os de hiper e supermercados devem concentrar as contratações neste fim de ano. 

É importante saber como funciona o processo seletivo dessas empresas, para se candidatar da forma correta. Procure saber se o currículo deve ser enviado por e-mail, cadastrado no site ou se deverá levá-lo pessoalmente.

3– Atenda aos requisitos básicos

Quem deseja encontrar um trabalho temporário de final de ano precisa preencher os requisitos básicos. São eles: segundo grau completo, ter idade entre 18 e 45 anos, facilidade de comunicação, simpatia e desenvoltura para trabalhar em equipe.

4– QI (Quem indique)

Converse com ex-colegas de trabalho e amigos. Veja se eles podem te indicar para alguma vaga temporária. Esse tipo de networking funciona em todas as áreas.

5– Destaque-se no processo seletivo

Para se destacar no processo seletivo, você deve encontrar formas de demonstrar os seus pontos fortes, tanto durante a dinâmica em grupo como também na entrevista individual. Não relaxe! O rigor da seleção costuma ser o mesmo de uma vaga efetiva.

6– Dê o seu melhor

Você deve demonstrar compromisso com o trabalho, caso tenha a pretensão de ser efetivado. Desenvolva as atividades corretamente e procure manter a melhor relação possível com a equipe.


Cadastre seu Currículo na Center RH e acompanhe as vagas disponíveis.

Clique aqui para realizar seu cadastro!