Descubra os piores comportamentos no ambiente de trabalho e saiba como evita-los

Descubra os piores comportamentos no ambiente de trabalho e saiba como evita-los

Evoluir na carreira é o desejo da maioria, principalmente de jovens estudantes que estão começando em sua primeira vaga de estágio ou trainee e são sedentos por conhecimento e ascensão profissional. O perfil faz toda a diferença na hora de conseguir aquela oportunidade boa ou se manter nela, afinal, todo mundo quer se dar bem na empresa em que trabalha. Portanto, é necessário ter bom senso e saber como agir no campo formal diante da equipe de colaboradores. Existem algumas atitudes e hábitos comuns no nosso dia a dia que não são adequados, independente da área de atuação. Construir uma boa imagem no local de trabalho certamente lhe ajudará a ter credibilidade dentro da empresa e galgar maiores posições.

O comportamento pode dizer muito sobre os funcionários. Veja como evitar atitudes negativas que podem te prejudicar:

Os piores perfis profissionais

Sua conduta pode levar a cargos de liderança, mas ela também pode te prejudicar. Fofoqueiros, puxa-sacos e tagarelas se destacam de uma forma muito negativa e geram rótulos extremamente nocivos que cedo ou tarde podem destruir carreiras. É fundamental ter ética profissional e saber o momento adequado de se pronunciar e como fazer isso de forma correta.

Falar mal do comportamento ou desempenho dos colegas de trabalho demonstra imaturidade e, além de conquistar inimizades, é uma ação que certamente será mal vista pelos seus superiores. Esta função de avaliar e medir competências deve ser do seu chefe, não sua.

A posição do funcionário em relação ao seu líder nunca é de igualdade, por mais amigável que seja a relação entre os dois, existem hierarquias que devem ser respeitadas. Isso não significa que você nunca terá voz, mas é preciso descobrir maneiras adequadas de expor seu ponto de vista e nunca tentar medir forças com pessoas em cargos superiores, pois, isso não traz vantagem nenhuma.

Existem alguns rótulos que se destacam dos demais e com certeza você não quer ter um deles, por isso, fique atento para não cometer esses erros e saiba identificar pessoas assim, que não poderão te acrescentar em nada:

Fofoqueiros de plantão

Pessoas que fazem fofocas e intrigas são tóxicas em qualquer lugar, seja no escritório, na faculdade ou na família. É extremamente desagradável conviver com aqueles que sempre tem um comentário fazer sobre quem quer que seja. Cuidar da vida alheia não traz nenhum benefício. Se você tem algo a falar sobre um colega de trabalho, fale com alguém que nem imagina de quem se trata, ou resolva diretamente com a pessoa em questão.

O enrolador

Nada pior do que uma pessoa folgada, que deixa o trabalho todo nas costas dos outros e fingi que está sempre atarefado, mas tem baixa produtividade, ou pior, não produz nada. Trabalhar em equipe exige o comprometimento de todos, se um não desempenha bem o seu papel acaba prejudicando os demais. Pessoas assim são egoístas e facilmente identificadas. Esse tipo de atitude impede que a pessoa cresça tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

Pessoas que reclamam de tudo e de todos

Esse tipo de comportamento é bastante imaturo e pode colocar o trabalho em risco. Pega muito mal viver reclamando de tudo e de todos e ainda descontar o mau humor nos colegas. Além disso, reclamar não vai fazer as coisas se resolverem. De que adianta falar demais e não tomar atitude? Não ter nenhuma iniciativa incomoda muito. Se você é o tipo de pessoa que acha que nada está bom, isso acaba refletindo em tudo ao seu redor e pontuar os problemas do seu ambiente de trabalho só vai acentuá-los ainda mais. É preciso fazer o melhor com aquilo que temos.

O funcionário do mês

Algumas pessoas têm necessidade de se auto afirmarem, seja em função do ego ou baixa autoestima. A questão é que ninguém gosta daqueles que adoram ser o foco das atenções e vivem repetindo seus bons resultados. A sua competência deve ser medida pelas suas atitudes e não pelas suas palavras. Funcionários assim são mal vistos pelos colegas.

O puxa-saco do patrão

Sempre tem aquele bajulador, que está sempre cercando os superiores e buscando sua aprovação o tempo todo. Esse tipo de pessoas procura criar laços em troca de interesses, pois sempre buscam benefícios, mas quando são percebidas perdem a credibilidade e prejudicam o ambiente por inteiro. O ideal é ser honesto e verdadeiro, pois as pessoas sempre vão saber que você tem uma opinião sincera que pode ser creditada.

Agora você já sabe que atitudes deve ou não tomar para se destacar e ir bem no seu emprego. Até mesmo aqueles que não tem muita experiência profissional e estão ingressando agora no estágio vão se sair bem seguindo essas dicas. A Center RH deseja boa sorte na sua carreira. Para receber mais dicas como esta basta se cadastrar em nosso site e seguir nossas redes sociais.