Currículo ideal para disputar emprego no final do ano

Currículo ideal para disputar emprego no final do ano

Especialistas apontam os erros e ensinam a organizar da forma correta o histórico da carreira para conseguir uma vaga temporária

O comércio do fim de ano é uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho. Com o aquecimento nas vendas, surgem vagas temporárias mas que podem se tornar empregos
fixos.

Um bom currículo pode ser o diferencial na hora da contratação, segundo especialistas. O documento é a primeira apresentação do candidato à empresa e, dependendo de como for construído, pode ajudar ou prejudicar o trabalhador.

No fim de ano, as contratações acontecem em um ritmo mais acelerado do que nos outros períodos. Por esse motivo, os currículos devem ser diretos, porém completos, segundo Élcio Paulo Teixeira, CEO da Heach, empresa que atua com recrutamento profissional. “O documento não deve ser extenso.Aqueles com excesso de conteúdo são malvistos porque o selecionador não consegue ler por completo. As informações devem ser direcionadas ao cargo pretendido”, explica Teixeira.

Na hora de completar os dados, alguns itens ainda causam dúvidas, como se anexa foto ou não, e se deve informar as redes sociais. Quanto ao perfil na internet, o diretor da Acroy Consultoria em RH, Elias Gomes, afirma: “Apenas se for em rede com foco profissional. Nesse caso é até importante”.

Já quanto a foto, não é mais aconselhado colocar. “Antigamente precisava sim. Mas isso foi em uma época em que não se acessava redes sociais. Hoje é natural que os selecionadores busquem informações na internet e, assim, eles vão ver e analisar as fotos desse candidato”. Contudo, redes sociais não precisam ser incluídas.

Além das informações, o cuidado aos detalhes também é fundamental para transmitir uma boa impressão. Não apenas a qualificação do profissional é avaliada, mas também a atenção que dá ao todo.Os erros gramaticais são comuns. Até mesmo os de digitação que são acidentais são malvistos, destaca a diretora da Center RH, Eliana Machado. “O candidato deve ter o cuidado de verificar se está tudo correto antes de entregar.”

Sujeira e papel amassado também são avaliados. “Isso demonstra falta de cuidado. Não precisa florear, mas é preciso ter o mínimo de cautela porque é uma forma de apresentação”, completa Eliana.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA CLICANDO AQUI