O comportamento profissional no local de trabalho pode ser um diferencial

O comportamento profissional no local de trabalho pode ser um diferencial

O modo como você age no dia a dia determina quem você é e ainda estabelece o que as pessoas ao seu redor podem pensar ao seu respeito. Não estou falando apenas de pontos isolados ou somente do seu lado pessoal. O conjunto formado a partir das suas características pessoais e das atitudes tomadas no seu ambiente de trabalho, por exemplo, determina qual é a sua postura profissional.

Como a área de recursos humanos se capacita ao nível de saber quem contratar? Como agir de acordo com o que a empresa espera? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste artigo. Continue lendo para saber mais!

Como selecionar o colaborador correto

Toda empresa possui um código de ética e de conduta que deve ser seguido a risca por todos os colaboradores, desde a presidência até o assistente. Além disso, a cultura organizacional que, baseada nas regras desse mesmo código, deve ser construída diariamente com a ajuda de todos e o incentivo da área de recursos humanos.

No momento da seleção, o especialista em recrutamento deve estar atento ao candidato, pois este deve demonstrar pensamentos e atitudes que combinam com a empresa. Por meio de uma entrevista profunda e de testes específicos é possível entender a trajetória da carreira do candidato e também muito da sua personalidade. Não é a toa que as empresas que realmente se preocupam com um clima organizacional saudável demoram para contratar.

No mercado atual, apostar em um comportamento considerado no nível da excelência é um diferencial certeiro para ter uma carreira de sucesso. A postura profissional é formada por aspectos como conduta ética, hábitos, habilidades, competências, conhecimentos e ações.

Como ter atitudes adequadas

Uma sequência de comportamentos pode formar a definição que as outras pessoas do trabalho têm a seu respeito. Selecionei algumas das principais atitudes interessantes para fazer e não fazer em um ambiente profissional. Veja:

  • Estudar e se informar sobre sua área e o mercado de trabalho. Evoluir constantemente faz parte de um ser humano que deseja ser melhor todos os dias.
  • Ler bastante e seja capaz de desenvolver satisfatoriamente uma conversa com ideias e perguntas construtivas.
  • Demonstrar interesse em progredir, pois oportunidades podem surgir e você poderá ser beneficiado caso se esforce.
  • Manter boas relações interpessoais com os colegas. Não precisa ser melhor amigo, apenas ser educado e solidário com todos, sem preconceitos.
  • Não falar mal da empresa para colegas ou em redes sociais dentro ou fora do horário de trabalho. Lembre-se de que mesmo os perfis públicos podem ser acessados por pessoas especializadas seja qual forem suas configurações de privacidade.
  • Se a empresa em que você trabalha permite que você navegue em sites ou redes sociais que não estão relacionadas ao seu escopo, faça isso com moderação;
  • Não atender telefonemas pessoais com frequência.
  • Sempre cumprir com os prazos e os horários. Entregue seus documentos nos dias certos e procure chegar alguns minutos antes das reuniões começarem. Em caso de atrasos, avise as pessoas envolvidas para não causar transtornos aos seus colegas de trabalho. E, é claro, tenha uma justificativa honesta.
  • Saber esperar as pessoas concluírem as ideias para depois expor as suas. Não atropele a fala dos outros para não ser atropelado também.
  • Escutar com atenção e tranquilidade todas as opiniões sem levantar polêmicas ou conflitos desnecessários. Isso sim é escuta ativa!
  • Ficar atento às regras gramaticais da língua portuguesa em e-mails e documentos. Gafes demonstram falta de atenção ou de leitura.
  • Saber identificar quais brincadeiras são saudáveis, o momento propício de fazê-la e quem é receptível a elas para evitar constrangimentos. Ninguém merece aquelas piadas preconceituosas com cor, orientação sexual, classe social ou identidade de gênero. Na dúvida, não faça a brincadeira!

Como você pode ler essas são dicas básicas de como se comportar dentro de um ambiente de trabalho e, é claro, na sociedade. Não estou falando apenas de uma seção de julgamentos infundados que as pessoas ao seu redor podem fazer a seu respeito, mas de você dentro de um contexto profissional. O respeito às outras pessoas, a dedicação aos seu ofício e a sua força de vontade em querer evoluir diariamente são essenciais. 

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