Como se comportar no primeiro dia de trabalho

Como se comportar no primeiro dia de trabalho

O primeiro dia de trabalho é um momento muito especial para qualquer profissional, mas pode também ser um tanto quanto assustador. Afinal, é um novo ambiente de trabalho, novos colegas, um novo cargo, além de novas atividades, responsabilidades, projetos e objetivos. Mas algumas dicas podem ser bastante úteis para tornar esse dia mais tranquilo e produtivo. Separamos algumas. Confira!

1. Conheça a empresa

É muito importante conhecer a empresa. Então pesquise informações relevantes, como situação no mercado, principais concorrentes, produtos e serviços, público consumidor, diferenciais, novas tecnologias, lançamentos e desafios futuros. Também é essencial saber sobre a cultura e valores da organização. Acesse o site, as redes sociais e leia as últimas notícias.

2. Seja pontual

Pontualidade é fundamental, e não apenas no primeiro dia de trabalho. Atrasos causam transtornos e são extremamente desagradáveis. Profissionais de destaque presam pelo seu próprio tempo e valorizam o tempo dos outros.

3. Atenção a aparência

É necessário dar atenção especial a aparência. Higiene pessoal é fundamental – assim, cabelos, barba e unhas merecem capricho. Use roupas adequadas ao novo ambiente. Cuidado com perfumes, além de joias, como cordões e anéis. Não peque pelo excesso e nem pela falta.

4. Seja educado e discreto

Sorria, cumprimente os colegas e seja discreto. Converse calmamente e responda as perguntas com gentileza. Não fale alto demais e jamais fique vidrado no celular.

5. Demonstre interesse

É importante demonstrar interesse pela nova atividade. Procure aprender rapidamente e esclareça suas dúvidas. Tente compreender todo o contexto, quais as tarefas de seus colegas, as responsabilidades do departamento e os objetivos da equipe. Mas controle a ansiedade e não soterre os demais com uma montanha de perguntas.

6. Evite intimidades

Adote uma postura profissional e evite intimidades. Não é adequado falar sobre sua vida inteira ou seus problemas pessoais, no primeiro dia de trabalho. Trate a todos pelo nome e se necessário, acrescente um “senhor” ou “senhora”. Deixe de lado termos como “querida”, “amigo” ou “parceiro”.

7. Cuidado com a linguagem verbal e corporal

Esqueça gírias e palavrões. Use uma linguagem formal, mas evite exageros. Uma boa dica é se preparar com antecedência, lendo notícias e artigos sobre a empresa, seu segmento de atuação, e assim, aprender os termos mais comuns, de forma natural. Alguns cuidados são fundamentais, quanto à postura. Atenção ao sentar, cruzar as pernas ou apoiar sobre a mesa de colegas. Não se esparrame. Um ambiente de trabalho exige certos protocolos.

8. Comece relacionamentos produtivos

Abra as portas para a construção de relacionamentos produtivos. Seja receptivo aos colegas, prestativo e atencioso. O espírito de equipe, a colaboração e a complementariedade são aspectos muito apreciados pelas empresas. Vale lembrar que bons relacionamentos são fundamentais para o crescimento de qualquer profissional.

9. Fuja de fofocas e panelinhas

Literalmente, fuja de fofocas e panelinhas. Esse é um comportamento extremamente nocivo aos colaboradores e a empresa. Também não julgue, crie rótulos ou faça piadinhas. Preconceito e intolerância já não se encaixam ao mundo corporativo. Apenas foque no seu trabalho e não perca tempo com conversas inúteis.

10. Não seja puxa-saco

Cuidado para não se tornar um puxa-saco. É interessante criar uma proximidade com o gestor, mas isso não deve ultrapassar os limites. É muito bom demonstrar motivação, engajamento e vontade de crescer, mas as hierarquias precisam ser respeitadas.

11. Não faça críticas ou comparações

Não faça críticas ou comparações que envolvam a empresa onde trabalhava anteriormente. Essa é uma atitude antiética e indelicada. Também não comece a uma nova etapa, fazendo comentários negativos sobre o novo emprego, salário oferecido ou local de trabalho. Reclamações fazem parte do comportamento de profissionais frustrados, imaturos, resistentes as mudanças e incapazes de reconhecer os próprios erros. Por isso, adote uma atitude positiva.

E então, gostou das nossas dicas? Está se sentindo preparado para o primeiro dia no novo trabalho? Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco.

Outros posts